
Um eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Brasil, principalmente na região Sul, na próxima segunda-feira (14) por quase três horas. O sol desaparecerá por completo ao longo de uma faixa estreita que cruza a Argentina e o Chile, assim como os oceanos Pacífico e Atlântico.
Segundo o astrônomo Luiz Augusto da Silva, da Rede Omega Centauri, em Porto Alegre o eclipse iniciará às 12h23min, horário de Brasília, com o Sol a 83 graus de altura sobre o horizonte. O máximo será às 13h51min, a 69 graus. O final está marcado para as 15h12min, com altura solar de 51 graus. No momento máximo do eclipse, 63% do diâmetro solar estará encoberto pela Lua, o que corresponde a um obscurecimento de 54,4% da área do disco solar. Os números são muito semelhantes aos do último eclipse solar visto em Porto Alegre, no final da tarde de 2 de julho de 2019.
A Rede Omega Centauri disponibilizará a observação ao vivo deste fenômeno, conforme visto da região metropolitana de Porto Alegre, a partir das 12h20min até o seu final. Quem quiser acompanhar gratuitamente a sessão online ao vivo, que será conduzida pelo professor André Lau da Costa, vice-presidente executivo da Rede, poderá acessar pelo perfil dele no Facebook.
Fenômeno se repete só em 2023
O próximo eclipse do Sol visível em Porto Alegre será em 14 de outubro de 2023, porém, será bem menos impressionante que o de agora, pois o obscurecimento máximo será de apenas 17,5%. Já em 12 de setembro de 2034, o eclipse será durante a tarde, e o único do tipo solar anular visível na capital gaúcha em todo o século 21. Em um fenômeno desse tipo, a Lua, um pouco mais distante que a média, fica menor, não conseguindo encobrir por completo o disco solar: resta, então, um anel brilhante quando o satélite se posiciona bem no meio do Sol.
Não haverá nenhum eclipse solar total visível em Porto Alegre neste século. O último foi em 19 de setembro de 1419, e o próximo será só em 8 de janeiro de 2103.