
Por volta das 9h30 da manhã desta quarta-feira (16), uma adolescente de 17 anos foi impedida pela motorista, de embarcar no “Ônibus Tarifa 0”, que deslocava do Distrito de Bom Jesus dos Campos com destino ao Centro de São José da Barra, por não apresentar documento de identificação.
Segundo a passageira, os seus documentos não estavam em sua posse no momento.
‘’Ela falou que eu tinha que mostrar meus documentos, eu disse que não estava com documentos, que estava com a minha mãe, mas ela falou que sabe que não sou maior de idade, que não tenho dezoito anos’’. Informou a adolescente.
Mesmo diante da explicação, a mesma foi vetada, pela motorista de utilizar o coletivo.
Na última quinta-feira (10), outra adolescente que seguia do centro da cidade para o bairro Cachoeira da Lage, onde reside, foi obrigada a descer do ônibus, após a motorista dizer que não transportava menor de 16 anos.
‘’A menina muito constrangida desceu do veículo e teve que pegar carona para ir embora e chegou em casa chorando constrangida com a situação’’. Informou uma amiga.
Em um trecho da Lei Municipal N° 538, cita que ‘’[…] destina-se aos cidadãos residentes no município de São José da Barra, maiores de 12 (doze) anos de idade’’.
Antônio Ivanei, Chefe do Setor de Transporte, informou que devido a um problema passado, atualmente é permitida a entrada no ônibus de crianças com idade até doze anos acompanhadas dos pais, até 16 anos com autorização dos mesmos e acima dessa idade é liberado sem a necessidade de autorização ou acompanhamento.
No ano passado uma moradora local encaminhou um requerimento, protocolado em 13/11/2019, a Prefeitura Municipal de São José da Barra, pedindo providências por constrangimento, grosseria e desrespeito por parte da motorista contra quatro passageiros, mas não obteve resposta.
Isso é muito injusto ,pois se pode ser com maior de 16 ,porque a menina de 17 não pode entrar no ônibus ,e quer disse tbm sobre a menina que pegou carona se acontecer alguma coisa com ela alguém vai responder , engraçado isso né .
Minha filha tem 17 anos é casada e tbm não pode entrar no ônibus e ainda perdeu a consulta médica dela .