
Um ônibus pegou fogo na área de embarque da rodoviária, na região Central de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (16). Apesar do incêndio, que ocorreu na plataforma 8, não há registros de feridos e as chamas foram rapidamente combatidas com o auxílio de funcionários da companhia proprietária do ônibus. O Corpo de Bombeiros foi acionado e assumiu o controle do incêndio, que foi extinto.
Logo após, militares permaneceram no local para a etapa de rescaldo, evitando a reignição das chamas. Até o momento, não se sabe quais foram as causas que provocaram o início do fogo, nem se o incêndio impactou a rotina da Rodoviária de Belo Horizonte – a reportagem do Jornal O Tempo entrou em contato com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela rodoviária, mas não há retorno até então sobre atraso de viagens em função do acidente.
O início de combate às chamas foi apoiado por um bombeiro militar de folga na rodoviária no momento em que o incêndio começou. Ele percebeu o fogo e foi até o ônibus. Dezenove extintores de incêndio foram usados para controlar as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros. A equipe realizou o resfriamento do motor do ônibus e ventilação externa com um exaustor para retirada da fumaça.
O motorista relatou que o ônibus partiu de Campinas, em São Paulo, e chegou na Rodoviária de Belo Horizonte antes de 7h. Ele percebeu o fogo no morto cerca de dez minutos depois de ter parado no terminal para desembarque de passageiros. Um vídeo feito por um funcionário mostra o instante em que um motorista com coletivo parado ao lado do veículo em chamas, consegue retirá-lo de perto para evitar danos a seu próprio ônibus. O incêndio começou em torno de 6h45, segundo o condutor.
O Jornal da Onda recebeu uma mensagem na manhã desta quarta, de um ouvinte, relatando o seguinte episódio “Um dia fui levar o meu primo até a rodoviária de BH para pegar o ônibus para Piumhi. O ônibus foi proibido de deixar a rodoviária pela fiscalização, o ônibus estava com pneus carecas. Foi necessário solicitar um novo ônibus e a viagem atrasou muito”.
O Jornal da Onda entrou em contato com a Expresso Gardênia e o funcionário que nos atendeu disse que a empresa irá se manifestar, mas não sabia precisar quando.
Fonte: O Tempo / Rádio Onda Oeste