
Um morador de rua de Poços de Caldas (MG) decidiu relatar em um livro a realidade vivida por ele nas ruas da cidade. A história escrita por ele está sendo lançada nesta quinta-feira (14). Pelas páginas do livro denominado ‘O maluco sou eu’, Valter Luiz de Moraes narra os desafios do local em que a busca pela sobrevivência é uma meta diária.
Mais conhecido como Cigano, Valter, de 57 anos, é natural de Cabo Verde (MG). Ele vivia em Limeira, no interior de São Paulo, antes de se mudar para Poços de Caldas, em 2010. Foi então que viveu pelas ruas da cidade.
Em julho de 2017, Raphael Augusto Morais de Oliveira e Ana Paula Fernandes estudavam psicologia e desenvolviam um trabalho de estágio em que auxiliavam moradores de rua da antiga Casa de Passagem Trilhar. A entidade abriga cerca de 50 pessoas e Valter, por alguns períodos, também vive no local.
O mineiro escrevia as histórias vividas por ele nas ruas e duas vezes por semana os alunos iam até o abrigo para ouvi-las. Raphael conta que Cigano sempre se mostrou muito entusiasmado e solícito com a ideia.
Durante o processo de produção do livro, Valter quis voltar para as ruas por diversas vezes, mas se manteve na entidade pensando na finalização do livro. Por isso, os alunos decidiram sair do ambiente da instituição e realizar alguns passeios com o Valter. A ideia ajudou não só a fazê-lo ficar no local, mas também melhorou a escrita de Cigano.
Valter voltou para as ruas e, após três meses, retornou à instituição e a produção continuou. Depois de um ano e meio de muito trabalho, o livro foi finalizado em janeiro de 2019. Porém, não havia meios financeiros para ser lançado.
Um ano depois, Valter conseguiu ajuda do Governo Federal por meio do Auxílio Emergencial, o que permitiu que o lançamento do livro ocorresse no início de 2021.
No lançamento, estão sendo respeitadas as normas de segurança contra a Covid-19, como distanciamento, uso de máscara e álcool gel.