
Ministério da Saúde informou que 6 milhões de doses começaram a ser distribuídas aos estados brasileiros na manhã desta segunda-feira
O Ministério da Saúde divulgou, na noite desse domingo, a planilha com a distribuição das doses da CoronaVac por estado. A vacina contra a COVID-19 recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação para uso emergencial.
A vacina é fabricada pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. A distribuição feita pelo governo federal considera 6 milhões de doses fornecidas pelo instituto.
Minas Gerais recebeu 561.120 doses do imunizante. O Ministério da Saúde contabiliza 275.088 pessoas no público-alvo da Fase 1 da campanha da vacinação contra o coronavírus no estado. O planejamento também já mostra as doses que são reservadas para a população indígena. Em Minas, serão 16.560 doses da CoronaVac.
Como mostrou a reportagem do Estado de Minas na tarde desse domingo, a equipe da Prefeitura de Belo Horizonte espera começar a vacinação na quarta-feira, dia 20, como prevê o plano federal. As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas em São Paulo (SP).
Em entrevista coletiva na tarde deste domingo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a distribuição das caixas com o imunizante começaria às 7h. As vacinas foram distribuídas no Departamento de Logística em Saúde (DLOG), em São Paulo.
“O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina COVID-19 às unidades federadas do país que necessitam do transporte aéreo para a chegada das doses”, diz a nota do Ministério da Saúde.
A distribuição das vacinas para cada município será de responsabilidade dos governos estaduais e do Ministério da Defesa.