
Através de uma nota, a Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro (MG) comunicou que o Lar do Idoso Frederico Ozanan registrou um surto de Covid-19 no último fim de semana. De acordo com a nota, na última segunda-feira (25), 15 idosos e oito funcionários testaram positivo para a doença. Ninguém havia sido vacinado.
Na última sexta-feira (22), a fundação divulgou que dois idosos testaram positivo, após três funcionários contraírem a Covid. Segundo a prefeitura, uma estrutura para o isolamento dos pacientes positivados foi montada, e uma equipe especial foi designada para atuar de forma preventiva e no tratamento dos idosos e funcionários, além da realização dos testes.
A instituição conta atualmente com 49 idosos residentes e 27 funcionários. Destes, 15 idosos e oito funcionários testaram positivos. Foram realizados testes de anticorpo e antígeno, somando 63 testes até o momento.
Ainda de acordo com a nota, dos 15 idosos, cinco ainda não apresentaram sintomas, dois foram encaminhados para o hospital e aguardam uma vaga na Santa Casa de Passos. Os outros estão em isolamento no Lar do Idoso.
A prefeitura informou que os idosos que contraíram a Covid-19 não haviam sido vacinados contra a doença. Com a chegada das vacinas, 28 idosos e 12 funcionários foram vacinados.
Confira a nota da prefeitura:
Na última semana foi identificado um surto de COVID-19 no Lar do Idoso Frederico Ozanan.
A Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Claro tem dado prioridade e total apoio à entidade, incluindo o fornecimento de médicos e outros profissionais, bem como todos os insumos necessários no momento.
Sob a coordenação do Dr. Thales Vaz Inácio, uma estrutura para o isolamento dos pacientes positivados foi montada, e uma equipe especial foi designada para atuar de forma preventiva e no tratamento dos idosos e funcionários, além da realização dos testes.
Hoje a instituição conta com 49 idosos residentes e 27 funcionários, destes, 15 idosos e 8 funcionários testaram positivos. Foram realizados testes de anticorpo e antígeno, somando um total de 63 testes até o momento.
Com a chegada das vacinas, 28 idosos e 12 funcionários já foram vacinados. Os pacientes positivados não foram vacinados, conforme recomendado.
Dos 15 idosos que testaram positivo, 5 ainda não apresentaram sintomas. Dois idosos foram encaminhados hoje a tarde para o Hospital e aguardam uma vaga na Santa Casa de Passos. Todos os outros estão em isolamento no Lar do Idoso.
A maioria apresenta sintomas leves, necessitando apenas de monitoramento e hidratação. Para isso, o Dr. Thales Vaz Inácio está disponível 24h para a entidade.
A Prefeitura está prestando todo apoio ao Lar do Idoso e pede também a cooperação da população. Com o grande aumento dos custos de manutenção, de toda a estrutura de funcionários, de material de limpeza e desinfecção, a entidade conta com a solidariedade da população.