
Devido a pandemia, novos gestores que seriam heróis, estão virando grandes vilões por falta de planejamento e escolha da equipe de frente.
Em 26 dias da posse, nas cidades banhadas pelo Lago de Furnas alguns executivos estão totalmente perdidos e sozinhos na luta, pois, sem ações efetivas, tem se tornado “saco de pancadas”.
“Ao querer agradar as tradicionais famílias, ou grandes famílias, alguns nomes para cargos vem destruindo a carreira política de alguns prefeitos. Enquanto alguns já promoveram ações marcantes, outros focaram somente em Decretos Municipais, e destruindo a economia local”. Afirma o Cientista Político Edgar Faria.
O desenvolvimento local acontece a partir dos municípios. Ninguém vive em um país, em um estado. Todos vivem no município, nas cidades. Lá é que o desenvolvimento deve e tem que acontecer.
Por isso, ações que visem ao despertar da população para o empreendedorismo, ao fortalecimento da economia local e à dinamização das vocações regionais devem sempre estar entre as prioridades de um Prefeito Empreendedor. Se o desenvolvimento deve acontecer no município, é o Prefeito quem deve fazer o desenvolvimento acontecer.
Os 10 passos que os Prefeitos devem seguir:
Passo 1 – CONSTRUIR UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL
Passo 2 – PRIORIZAR E COLOCAR SECRETÁRIOS ARTICULADORES QUE POSSAM BUSCAR BENEFÍCIOS E NÃO PENSAR EM VOTOS DE FAMÍLIAS GRANDES;
Passo 3 – PRIORIZAR E IMPLANTAR POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO VOLTADAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS;
Passo 4 – PROMOVER A SUSTENTABILIDADE PELA PARTICIPAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NAS COMPRAS PÚBLICAS;
Passo 5 – EXPANDIR AS POLÍTICAS VOLTADAS PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL;
Passo 6 – FORTALECER OS EMPREENDEDORES DA INDÚSTRIA:
Passo 7 – AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SETOR DE SERVIÇOS;
Passo 8 – IMPULSIONAR E PROMOVER OS COMERCIANTES DO MUNICÍPIO;
Passo 9 – INCENTIVAR OS PRODUTORES RURAIS A AGREGAR VALOR À PRODUÇÃO;
Passo 10 – ESTIMULAR A CULTURA EMPREENDEDORA E OS MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA.
“Em nossa região temos alguns nomes em destaques, entre eles o prefeito de Carmo do Rio Claro Filipe Carielo, o prefeito de Piumhi Dr. Paulo, o prefeito de Alpinópolis Rafael Freire e o prefeito de Guapé Nelson Lara (reeleito). Com uma comunicação eficiente ambos têm tudo para serem grandes representantes estaduais da região. O prefeito de Diego de Passos, estava indo muito bem, até retirar sua candidatura da Ameg”. Completa Edgar.
Edgar afirma que talvez está se precipitando nas informações, mas garante que o começo é o reflexo do fim.
“Sem Super Secretário o executivo não consegue caminhar, pois, fica focado em algumas linhas de trabalho que não trazem resultados, somente desgosto para a população e os eleitores. A reestruturação é o melhor caminho em parceria com a Câmara Municipal. Outro problema é o bate boca nas redes sociais entre executivo e legislativo. A população quer melhorias e serem informadas das ações do município, e não ficar acompanhando desavenças online”. Finaliza Edgar.
Texto escrito pelo cientista político Edgar Faria.