
Na última quarta-feira (03), o Prefeito Municipal de São José da Barra (MG), Paulo Sérgio Leandro de Oliveira (PSD), divulgou os membros nomeados para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Composto por 5 titulares e 5 suplentes, sendo 2 indicados pelo executivo, 2 pelo legislativo, 2 pela Associação Comercial e Empresarial, 2 pela Associação das Empresas de Turismo e 2 profissionais liberais.
Missão do COMTUR
Consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.
Qual a função do COMTUR?
Coordenar, incentivar e promover o Turismo no município;
Propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas;
Promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município;
Estimular as atividades culturais e turísticas no município.
Qual a sua importância?
A importância do COMTUR está na sua condição de fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal deve estar comprometido com a busca do equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade.
Constituição do COMTUR
O COMTUR tem basicamente a seguinte constituição: Presidente e Secretário Executivo, a serem nomeados pelos demais membros do Conselho, devidamente empossados.
A sugestão é que este conselho não seja paritário, a fim de estabelecer sua condição de imparcialidade e perpetuar a ação de seus membros.
É extremamente importante ressaltar que o que deve ser ressaltado na constituição do COMTUR são os órgãos representantes do município e não as pessoas, que podem ser substituídas.
O órgão ou entidade membro do COMTUR te
m uma condição de imparcialidade.
As pessoas que se disporem a fazer parte do COMTUR devem ter em mente sua responsabilidade enquanto membro de um fórum deliberativo para o fomento do turismo, a maior indústria da atualidade e com maior potencial de crescimento no mundo.
Membros do COMTUR
Ser membro do COMTUR significa ter tempo disponível para o empenho na causa por ele defendida, envolver-se com os projetos por ele desenvolvidos ou mesmo apropriados e comprometer-se com os resultados almejados pelo município.
O poder de articulação dos membros do COMTUR é fundamental, daí a importância da sublimação de certas desavenças pessoais ou políticas em prol do desenvolvimento sustentável da atividade turísticas.
COMTUR e a Comunidade
As pessoas, em sua maioria, possuem uma prospecção para o trabalho participativo e a mobilização da comunidade para a solução de problemas pode ocorrer de forma rápida e eficaz, pois integra as contribuições de várias partes, a partir do referencial de um interesse maior da cidade. Portanto, cabe ao COMTUR liderar essa mobilização.
O conselho deve buscar um trabalho constante de sensibilização junto à população, para que o Turismo venha a fazer parte permanente da vida dos moradores da cidade, almejando uma consciência participativa voltada para o desenvolvimento do Turismo no município.
COMTUR e o Turismo
O turismo vende expectativas prazerosas. Para que a cidade possa oferecer um cenário que corresponda às expectativas geradas é necessário que a cidade prepare-se e esteja em consonância com o Turismo.
O COMTUR deve otimizar os trabalhos relacionados com o Turismo. E, para isso, seus membros ou representantes devem participar ativamente de todas as atividades do município que abordem a tópica: Turismo.