Jornal Folha Regional

Alpinopolense é contemplado com uma bolsa de estudos na Fundación Chile Positivo; disputada internacionalmente

Compartilhe:

O Alpinopolense Emanuel Ferreira Reis, filho de Vera Lucia Ferreira Reis e Antônio Afonso Reis, o Tõe Argola, sempre estudou em escolas públicas em Alpinópolis (MG), o ensino fundamental cursou na Escola Estadual Dom João VI e o ensino médio na Escola Estadual Dona Indá, concluindo-o em dezembro de 2001 aos 17 anos de idade.

Ele é apaixonado pelo teatro, o que o levou a cursar dois semestres da Faculdade de Artes Cênicas da Barão de Mauá em Ribeirão Preto (MG), porém,  graduou em Direito pela UEMG e atualmente cursa o 2⁰ ano Medicina na Fundación H.A. Barceló na Argentina.

“Medicina é um curso com uma longa e difícil caminhada, porém, é extremamente gratificante poder trabalhar para garantir mais qualidade de vida às pessoas. Assim como é também o Direito. Esses dois saberes, passam por uma integração, a fim de garantir a dignidade humana e o aprimoramento da gestão em saúde, seja ela pública ou privada”. Afirmou Emanuel.

Embora não tenha definido em qual área irá se especializar, o Alpinopolense tem uma grande afinidade com a neurocirurgia, e vem se  dedicando para adquirir conhecimento em diferentes áreas da medicina.

“Recentemente, fui contemplado com uma bolsa de estudos na Fundación Chile Positivo, patrocinada pela ONU-SIDA, PUC-CHILE e outras importantes universidades do Chile.  Esta instituição é direcionada a capacitar profissionais e estudantes da área de saúde. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar de jovens profissionais que prestam serviço voluntário a comunidade chilena, com foco na educação e prevenção de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e também ações para garantir a efetivação dos direitos humanos, relações sociais respeitosas, bem-estar e dignidade de qualquer ser humano”. Comentou emocionado o estudante.

Para concessão dessa bolsa de estudos, Emanuel participou de um processo seletivo onde foram analisados, além de fatores socioeconômicos, itens como notas obtidas na Universidade, carta de motivação para participar do curso e carta de recomendação.

“Participaram da postulação, estudantes de diversas instituições da América Latina. Foi um momento de grande alegria, receber a notícia, de que dentro das quatro bolsas integrais disponíveis, uma delas me foi concedida”. Frisou.

Este curso, conta com a participação e colaboração de profissionais de vários países da América Latina, inclusive do Brasil. O curso tem uma abordagem muito ampla, iniciando-se no conhecimento e compreensão dos Direitos Humanos e a maneira como se relacionam com os direitos sexuais e reprodutivos, educação sexual integral, implementação de políticas públicas para diminuir a violência contra mulheres, LGBTQIA+, prevenção e tratamento de HIV e IST. Tudo isso com um olhar internacional, para que ao final os agraciados estejam prontos para disseminar esse conhecimento e por em prática ações que possam garantir uma vida digna e respeitosa a qualquer pessoa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.