
Parece fácil, mas não é!
A Diabetes é muito complexa, não é só aplicar insulina como muitos pensam que é, posso passar horas escrevendo um texto explicando como é a vida com o Diabetes tipo 1, mas o sentimento, as preocupações só vão entender quem passa, quem sente na pele, quem tá sempre frente a frente com a rotina, quem corrigiu uma Hipoglicemia com seu filho mole nos braços ou lutou contra a morte sozinho.
Quem tá de fora acha exagerado nosso cuidado, superproteção, neura, não entende nossas limitações, nossas renúncias para dar uma qualidade de vida maior aos nossos filhos.
Só quem convive sabe o peso da responsabilidade que é a nossa vida, temos uma vida em mãos, ou o mais exato, temos a sobrevivência de uma vida em nossas mãos, qualquer descuido é perigoso, tanto momentâneo, quanto tardio.
Diabetes é uma doença invisível, quem olha de longe não enxerga, porque de fato são pessoas normais como qualquer outra, são perfeitos, mas se aproximarmos mais veremos dedos calejados e furadinhos, braço, perna, barriga com marcas, roxos e talvez até um sensor ou cateter grudado na pele.
A gente busca viver da melhor forma possível, e aprendemos a viver bem, e aí assim nos criticam dizendo que Diabetes nem é tão difícil assim pelo simples fato de ver o superficial, ver a gente lidando bem com a Dm1.
Será que acham que vamos viver chorando e lamentando ao invés de continuar a vida da melhor forma possível mesmo com o Diabetes?
Dói ter que furar seu filho, dói aplicar insulina, dói uma glicada fora da meta, dói uma hipoglicemia, doi uma hiperglicemia, dói não poder trocar de lugar com o filho, dói sair de casa com medo de uma hipoglicemia e a gente não estar por perto… dói dói dói e dói.
Nosso coração que lute!
Mas um dia de cada vez, a vida não pode parar com ou sem Diabetes.
Por mais difícil que seja para nós temos que encarar com positividade e lutar por uma vida feliz, um dia todo esse cuidado e preocupações vão ser recompensado
Texto: Diabetes, uma nova vida.