
Após um aumento de 5% no número de casos e óbitos por coronavírus nos últimos sete dias, o Comitê Extraordinário Covid-19 determinou, na última quarta-feira (10), a regressão das macrorregiões de Saúde Oeste, Centro-Sul e Sudeste para a onda vermelha do plano Minas Consciente. Portanto, as atividades deverão funcionar com mais restrições, como limitação de até 30 pessoas em eventos e distanciamento de pelo menos 3 metros entre elas.
Atualmente, apenas a macrorregião Jequitinhonha está na onda amarela do plano. Outras nove localidades estão na onda vermelha (Sul, Leste, Leste do Sul, Vale do Aço, Centro, Oeste, Centro-Sul, Sudeste e Nordeste) e quatro na onda roxa (Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul), faixa mais restritiva criada para restabelecer a capacidade assistencial nas cidades onde a taxa de ocupação está mais alta, preservando a rede hospitalar de todo o estado.
Ainda durante a reunião na quarta-feira, o Comitê determinou que as microrregiões de Saúde de Guanhães, Itabira, Manhuaçu e João Monlevade sigam as recomendações da onda roxa, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana.
De acordo com o prefeito de Capitólio (MG), Cristiano Geraldão, o município ainda está na onda vermelha, sendo assim, as fiscalizações serão intensificadas. Referente aos comércios e turismo, continuarão normalmente.
Ainda esta semana, o prefeito municipal de Alpinópolis (MG), Rafael Freire, divulgará um novo Decreto Municipal com medidas mais restritivas, com objetivo em combater o avanço do vírus na cidade.

Dentre as medidas estão a proibição de aluguel de sítios, chácaras e ranchos para eventos, suspensão de treinos e esportes em espaços públicos, bares e similares poderão funcionar até às 22h, com distanciamento de 3 metros por mesa, proibição de qualquer festa ou evento público e particular, delivery de alimentos até às 23h, lei seca a partir das 22h e toque de recolher entre às 23h e 05h.
“Foi uma decisão tomada em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o qual tem a participação de médicos, biomédicos, enfermeiros, que nos exigiu tomar medidas rápidas, para controlar a situação. Até o momento conseguimos êxito em nossas ações que foram tomadas até aqui. O objetivo é conter as aglomerações, o comércio funcionará normalmente, pois, estão seguindo as regras editadas nos decretos anteriores” informou o prefeito.
O novo decreto foi elaborado na última quarta-feira (10), e poderá valer a partir de hoje ou amanhã. O mesmo inicialmente será válido por 07 dias podendo ser prorrogado.