
O prefeito municipal de Alpinópolis (MG) Rafael Freire (PSB), fez um pronunciamento na noite desta terça-feira (31), informando que a pandemia da Covid-19 tem exigido muito de nós, a todo momento. Ações rápidas e efetivas precisam ser tomadas para salvar vidas. E isso estamos fazendo, e sem reclamar. Se Deus me permitiu conduzir a cidade no pior momento desta crise sanitária – e não tem sido fácil – é porque Ele sabe que vamos vencer em breve.
“O Hospital de Alpinópolis não é administrado por mim. Ele é uma instituição filantrópica que recebe recursos do SUS e do município. Mas nem por isso vamos deixar de caminhar juntos, ainda mais neste momento de aflição e desespero para todos. Passei os dias em reunião com o provedor Juarez e a Superintendência de Saúde de Passos, buscando alternativas visando a prestação rápida de assistência hospitalar para nossa população que necessita dos atendimentos da Covid”. Informou o prefeito.
Rafael fez o pedido à Regional de Saúde, para transformar o hospital de Alpinópolis em leitos de retaguarda para Covid-19.
“Com isso teremos condições de atender pacientes (leves e médios) na nossa própria unidade hospitalar. O meu pedido foi atendido e nesta quarta-feira nosso hospital recebeu a inspeção da Vigilância Sanitária de Passos, recebendo o sinal positivo para funcionar. A proposta é ampliar para 11 leitos, sendo 3 para os casos médios que necessitam de respiradores, e 8 para casos leves mas que demandam internação. A notícia boa é que poderemos atender, além de Alpinópolis, os municípios vizinhos que demandarão vagas de leitos. É um sopro de esperança para muitos, mas para mim é a certeza de que Alpinópolis escolheu defender a vida”. Frisou o Executivo.
O prefeito agradeceu o empenho da diretoria do Hospital Cônego Ubirajara Cabral, dos seus colaboradores e também o apoio recebido do Departamento de Saúde e do vice-prefeito, que contribuíram para este trabalho. Na próxima semana ele terá o retorno definitivo da SES e já a implantação dos leitos.