
Laboratório ficou de informar possibilidade de entrega das doses ao município até esta terça-feira (31).
Após considerar praticamente descartada a possibilidade de compra da vacina russa Sputnik V, a Prefeitura de Belo Horizonte negocia agora com a AstraZeneca o fornecimento de imunizantes contra a Covid-19 à capital.
“O laboratório da AstraZeneca ficou de encaminhar até hoje (terça-feira) no final da noite ou amanhã (quarta-feira) pela manhã a possibilidade de entrega, ou seja, o cronograma de entrega. Só depois disso é que vamos poder avaliar se esse cronograma atenderia os interesses da prefeitura. Se porventura atender, vamos dar sequência às negociações”, afirmou o secretário municipal de Fazenda de BH, João Fleury.
A prefeitura desistiu da vacina Sputnik V porque o consórcio responsável só conseguia garantir a entrega das doses a partir de setembro. O imunizante ainda não tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a cônsul honorária da Rússia em Minas Gerais, Carolina Machado, mais de cem municípios do estado formalizaram pedidos da vacina.
“Grandes volumes a gente tem entendido que vai ser possível atender a partir do segundo semestre, mas nada impede que sejam negociadas pequenas parcelas (para) tentar atender de uma forma mais imediata”, afirmou.
A Prefeitura de Betim, na Grande BH, afirmou que a compra da Sputnik V pelo município está mantida. Segundo o município, a chegada dos imunizantes à cidade está prevista para até 30 de abril.
No entanto, conforme a cônsul, não houve promessas de entrega de doses para o próximo mês.