
Um adolescente, de Capitólio (MG), participou da etapa online dos Jogos Escolares de Minas Gerais (e-JEMG), e venceu dois jogos eliminatórios nas modalidades NBA 2k20 e FIFA 2020. Arthur Fernandes Reis Soares, de 16 anos, foi um dos quatro alunos da Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira a participar da competição.
O garoto se destacou nas duas modalidades citadas, porém foi desclassificado nas quartas de finais. A etapa final dos jogos acontece nos dias 3 e 7 de Maio.
De acordo com a diretora de esporte e lazer de Capitólio, Valéria Soares Silva, é uma satisfação imensurável para o município ver que tem um atleta que se destacou dentro da competição.
“É de extrema relevância para Capitólio ver o esforço e até mesmo a mudança de rotina para treinar para a competição e conseguir participar do processo de classificação do Arthur. Estamos falando do maior evento de formação de pessoas dentro do cenário esportivo nacional, que foi desenvolvimento de uma forma diferente desta vez, por conta da pandemia, e, nesse cenário, conseguiu vislumbrar habilidades de atletas de outros perfis“
Valéria diz que os jogos escolares são um dos pilares para o desenvolvimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Esportivo.
“Nós, com a reativação do conselho, automaticamente já estamos pontuados, por ele ter vencido jogos na competição, com a pontuação um pouco maior. O que também é muito interessante para o município”, finalizou a diretora.
O professor de educação física da Eemao, Gustavo Pereira do Bonfim, relata que o e-Jemg tem o objetivo de incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo.
“É muito gratificante ver os alunos que se identificam bastante com os jogos eletrônicos fazendo parte dos JEMG. Em alguns casos, eles não teriam oportunidade de participar dos jogos presenciais, justamente por se darem bem na modalidade online. É uma maneira muito boa de inclusão. Vejo que é uma competição diferente e cada vez deve se tornar uma tendência maior”, declarou Bonfim.
Com informações de Clic Folha.