
Minas Gerais investiga 150 pacientes suspeitos de reinfecção por Covid-19, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde atualizadas na última terça-feira (27). Há um caso confirmado de reinfecção no estado, em Belo Horizonte.
Casos de pessoas infectadas pela segunda vez com o coronavírus existem, porém são raros, e a ciência ainda não definiu com qual frequência eles ocorrem.
A reinfecção acontece quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois ela adoece novamente. Para confirmar a recontaminação, é preciso provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo. O código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.
Em todo o estado, segundo a pasta, já foram 309 casos notificados de reinfecção desde o início da pandemia, sendo que 2 já foram descartados, 1 confirmado e 156 foram considerados inconclusivos “devido à falta de dados que permitissem a investigação”. Os outros 150 são os que seguem em investigação.
Ao todo, desde o início da pandemia, já foram notificados 111 casos suspeitos de reinfecção na capital mineira. Destes, 1 caso foi descartado, 53 foram classificados como inconclusivos e os 57 permanecem em investigação.
No Brasil, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em 9 de dezembro.