
A primeira edição do Pedalada Piumhi, que acontece na próxima sexta-feira (21), contou com 140 pessoas inscritas, ultrapassando a expectativa, que era de 100 inscritos. Os organizadores transformaram o evento em uma ação social, onde cada atleta realizou a doação de um quilo de alimento, que será revertido para alguma instituição.
Os cinco melhores de cada categoria irão receber medalha de parabenização. O evento Pedala Piumhi 2021 foi criado com o objetivo de fortalecer a classe ciclista, além de incentivar a população a realização da prática de esportes. A competição foi organizada pelo Departamento Municipal de esporte e lazer do município.
As atividades, que foram divididas em 16 categorias, metade para o público feminino e a outra para o masculino, atende um público com faixa etária variada, desde crianças de 8 anos até os idosos.
Nível dos participantes: “Prime”, destinado às crianças de 8 a 11 anos, Iniciantes, de 12 a 15, Intermediário, destinado ao sub 17, Avançado I, para o sub 20, Avançado II, para o sub 35, Avançado III, para o sub 45, Master, aconselhado para pessoas acima de 46 anos e a Elite, voltada para atletas de competição acima de 18 anos.
Cada categoria tem uma quilometragem mínima a ser percorrida, dependendo da disposição de cada participante. A competição é dividida em sete dias, oferecendo a cada atleta o direito de realizar até cinco treinos e os vencedores são aqueles que pedalaram as maiores distâncias. Para aumentar a competitividade, a cada dois dias, os responsáveis pelo evento divulgam uma nota com os quilômetros percorridos por cada atleta, possibilitando comparações entre eles.