Jornal Folha Regional

Paciente com cepa indiana do coronavírus é intubado no Maranhão

Compartilhe:

Indiano de 54 anos está internado desde o dia 14, em São Luís.

Piorou o estado clínico de um tripulante com Covid-19 do navio chinês MV Shandong da Zhi, ancorado a 50 quilômetros da costa do Maranhão. A equipe médica do hospital da rede privada onde o indiano de 54 anos está internado desde o dia 14, em São Luís, foi obrigada a intubá-lo. O paciente foi infectado com a variante indiana do coronavírus, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de alta transmissibilidade e potencialmente mais resistente às vacinas.

A Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão disse que dos 24 tripulantes do navio, 15 testaram positivo para Covid-19 e 9 tiveram o diagnóstico negativo. Das seis amostras com maior carga viral, todas apresentaram resultado positivo para a cepa indiana. O tripulante indiano teve uma manifestação mais grave da doença e foi internado. A Vigilância Sanitária Estadual também notificou a proibição de o navio atracar na área portuária.

Segundo o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, disse em entrevista à Globonews, o governo tem promovido testagem com toda a equipe médica que tem contato com o paciente infectado pela nova variante. De 85 amostras coletadas, pelo menos 40 tiveram resultado negativo.

O Ministério da Saúde já foi comunicado e uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde foi deslocada para São Luís a fim de fazer mais testes no restante da tripulação, que está em isolada em cabines individuais no navio. Até o momento, segundo a Secretaria de Saúde, não há identificação de transmissão local da variante indiana.

Foto: O navio chinês MV Shandong da Zhi –  Vale/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.