
Os 50 leitos da Santa Casa de Passos (MG) destinados a pacientes confirmados com Covid-19 continuam lotados, e como o hospital é referência para a microrregião, os pacientes de cidades vizinhas estão sendo transferidos para outras cidades e até outros estados, como São Paulo.
A região de Passos é uma das mais críticas do Sul de Minas, já são duas semanas sem leitos para infectados com o Coronavírus.
O último boletim divulgado pela instituição, na última terça-feira (26), apontava também a ocupação de 93% nos leitos de enfermaria, apenas dois disponíveis.
José Ronaldo Alves, diretor técnico da Santa Casa de Passos, incentiva o uso de máscaras como forma de evitar a contaminação.
‘’Para o momento, a única coisa recomendada é não ficar doente. Para isso é necessário usar máscaras e evitar aglomeração’’, afirmou o diretor.
A Unidade de Pronto Atendimento do município, que é uma das principais portas de entrada de pessoas com sintomas da covid-19, também está lotada. Desde a última semana, a unidade tem filas de espera de pacientes em busca de internação. Atualmente, o local tem 19 leitos, seis com respiradores.
‘’Os pacientes continuam chegando, a uma grande porcentagem deles, graves. E diante disso, não temos para onde encaminhar essas pessoas. Santa Casa lotada, Upa lotada, e a demanda aumentando a cada dia’’, diz Flávio Ferreira, diretor técnico da UPA de Passos.
Por falta de leitos na região, quatro pacientes que estavam na UPA foram transferidos para hospitais de Juiz de Fora e São Sebastião do Paraíso. Em Carmo do Rio Claro também teve pacientes que foram transferidos para Juiz de Fora e São Paulo.