Jornal Folha Regional

Alpinópolis é reconhecida pela OPAS e OMS no enfrentamento contra a pandemia da Covid-19

Compartilhe:

Na última quarta-feira (23), o município de Alpinópolis foi reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A metodologia foi criada em 2008.

O objetivo é buscar inovações com enfoque na promoção da saúde e ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia, desenvolvidas pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para essa edição do Laboratório de Inovação, foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a OPAS no Brasil, o qual buscou conhecer experiências e projetos de participação social no enfrentamento ao vírus. Em Minas Gerais apenas Alpinópolis e Belo Horizonte receberam a indicação.

Três eixos principais foram contados:

Fortalecimento e qualificação da participação social dos Conselhos de Saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais de enfrentamento da pandemia.

Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização e articulação social para o enfrentamento da pandemia.

Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social.

Em Alpinópolis, foi registrada a experiência da gestão atual em conjunto com o Departamento Municipal de Saúde. ‘Pontos’ como a vacinação, com envolvimento do controle social e comunidade, processo transparente e efetivo também foram contatos.

Ao todo, 38 municípios brasileiros foram reconhecidos.

Compartilhe:

3 respostas para “Alpinópolis é reconhecida pela OPAS e OMS no enfrentamento contra a pandemia da Covid-19”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não