Jornal Folha Regional

VOCÊ SABIA?

Compartilhe:

Vocês lembram do trágico caso do garoto “Henry Borel” (de 04 anos) ocorrido na cidade do Rio de Janeiro no mês de março de 2021?

A criança foi morta na residência onde morava com sua mãe e o padrasto. O casal está preso acusado da morte da criança sendo que a Justiça então, aceitou a denúncia contra estes dois e determinou a prisão preventiva, que é aquela não possui prazo determinado em lei para a sua duração.

O Código Penal Brasileiro determina, em seu art. 123, que é crime de infanticídio matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após, cuja pena pode ser detenção de 02 a 06 anos.

Contudo, as Leis de um país devem refletir o estágio cultural, educacional e evolutivo de uma sociedade e então a partir daquele momento hediondo, vários projetos de lei foram propostos no Congresso Nacional.

Hoje, corre em regime de urgência na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1360/2021 o qual tem por objetivo criar mecanismos para coibir ainda mais a violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes, nos termos do art. 227 da Constituição Federal de 1988

Também pretende, o Projeto de Lei, alterar o Código Penal para aumentar as penas do infanticídio, abandono de incapaz e maus tratos, imputar as mesmas penas a quem, sabendo do fato, se omite, e cria o crime de infanticídio fora do período puerperal, ou seja, fora daquele prazo hoje existente que é durante o parto ou logo após.

Desta maneira, um dos pontos principais do Projeto é, portanto, majorar o prazo de prisão alterando ainda o tipo de prisão do Infanticídio.

Neste sentido, o texto proposto alteraria o Código Penal para que o crime de Infanticídio tenha imposição de pena de reclusão de 12 a 30 anos ao contrário do que hoje temos, que é de detenção de 02 a 06 anos, passando então o artigo 123 do Código a ter a seguinte redação:

Infanticídio

Art. 123 – Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após:

Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 6 (seis) anos.

Parágrafo único. Matar criança fora do estado puerperal.

Pena – reclusão, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

Não podendo ser diferente diante de tal choque e crueldade exposta à sociedade, o Projeto de Lei tem a finalidade da criação da “Lei Henry” para proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, baseado em disposições e princípios contidos na Lei Maria da Penha, ou seja, inspiração nas dores quando da criação daquela Lei para agora termos uma maior proteção de crianças em situação de violência doméstica e familiar.

Compartilhe:

Uma resposta para “VOCÊ SABIA?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.