
O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, lançado oficialmente no dia 19 de fevereiro de 2020. Com isso, as pessoas e empresas podem realizar essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas um aplicativo de celular.
Diversas igrejas de todo o país estão adotando o app para receber dízimo dos fiéis, é o exemplo de Passos (MG). Em decorrência da pandemia da Covid-19, o número de cultos e celebrações presenciais diminuíram drasticamente no município, portanto, a quantidade de dízimos também caiu. Diante disso, desde dezembro do ano passado, pastores começaram a aceitar a doação pelo aplicativo de pagamento instantâneo.
Antes mesmo da ampla aceitação nos comércios, as igrejas já começaram a utilizar o sistema de pagamento eletrônico para receber as contribuições dos fiéis. Em um canal evangélico com abrangência nacional, eles disponibilizam um QR Code da chave do Pix como destaque durante toda a programação.
De acordo com o Banco Central, nada impede que as igrejas utilizem o Pix como método de pagamento para receber doações. Assim como já existem igrejas que recebem contribuições através de cartões de créditos, transferências bancárias e até boletos, nada impede que essas instituições religiosas adotem o Pix como método de doação.