
Em decorrência da pandemia da Covid-19, a Associação dos Artesãos definiu que a 52° Feira de Artesanato de Carmo do Rio Claro (MG) será realizada de forma remota. O evento contará com atrações artísticas, cursos, e claro, duas Live Shop para que o público possa comprar as peças no conforto de casa.
Mantas, almofadas, tapetes, toalhinhas bordadas a mão, doces em compotas, cristalizados, torrones, licores são alguns dos produtos que serão vendidos durante as Live Shop. Toda a programação da feira acontece ao vivo no Instagram da Associação dos Artesãos @feitoemcarmodorioclaro.
A feira tem início na próxima quinta-feira (15), com a abertura oficial às 15h. A Associação irá prestar homenagem ao ex-prefeito Angelo Leite, D. Inês Vilela e Naína Kraus, todos grandes apoiadores do artesanato carmelitano. Às 18h tem show com o cantor Xande com o melhor da MPB.
Na sexta, 16, às 9h acontecem as oficinas de doce e tecelagem. Às 15h, é a vez da primeira Live Shop, o principal evento da feira, oportunidade para aqueles que gostam de artesanato poderem comprar as peças no conforto de casa. Às 18h haverá um curso gratuito ministrado pelo Sebrae com o tema “Criatividade e tendências no artesanato brasileiro”.
No sábado, 17, tem mais oficina de doce e tecelagem às 9h e à tarde, às 15h, acontece mais uma Live Shop com produtos lindíssimos dos pequenos artesãos locais. Para encerrar o dia, às 18h tem show do cantor Junior Soares com o melhor do Jazz e MPB.
O encerramento será no domingo às 15h com show da banda Os Tormentas, tocando uma playlist com as melhores músicas de Minas Gerais. Durante a feira também será lançado o selo oficial para identificação dos produtos feitos em Carmo do Rio Claro, artesanato, doces, pimenta, cachaça, toda produção artesanal da cidade levará esse selo em seus produtos.
Para a presidente da Associação dos Artesãos, Maria Rita, a criação da feira online é um marco para o pequeno artesão. “Poder mostrar nossos produtos de forma tão dinâmica vai transformar o jeito que vendemos hoje, e claro, aumentar muito as nossas vendas”.
Há mais de 120 anos os produtos artesanais são uma tradição Carmelitana. O tear manual junto com os doces fazem parte da história da cidade. Novos produtos vem surgindo como a cachaça e a pimenta, que também vem ganhando muito destaque no cenário nacional.