
O frio na madrugada da última segunda-feira (20) e desta terça-feira (21), causou prejuízos para moradores de São José da Barra, Alpinópolis e Passos (MG). Alguns aquecedores solares não resistiram a queda de temperatura e congelaram, causando vazamento de água nas residências.
Os termômetros das cidades mineiras marcaram -1ºC com sensação térmica de -2ºC nessas duas madrugadas. Os moradores acordaram com barulho de chuva, mas quando saíram de casa perceberam que o som se tratava de um vazamento de água nas placas dos aquecedores solares.
O morador do bairro de Furnas Matheus Alvarenga, conta o motivo do prejuízo que não vai sair barato.
“Com frio intenso, a água que fica dentro dos caninhos de cobre das placas solares congela, aí eles arrebentam causando o vazamento da água nas placas, aí precisa fazer a troca das placas. De imediato deve fechar o registro da caixa d’água que manda água para as placas até chegar a manutenção”.
Ainda de acordo com Matheus, uma prestadora de serviços de Alpinópolis, estava com 100 solicitações de reparos até a manhã de ontem, porém, esse número deve aumentar ainda mais.
Vale lembrar que para utilizar um aquecedor solar é recomendado a instalação de um dispositivo de anticongelamento.