
O município de São José da Barra (MG) registrará a madrugada mais fria dos últimos anos nesta quinta-feira (29). Segundo o INMET — Instituto Nacional de Meteorologia — e o CPTEC — Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos —, os termômetros devem marcar 4°C, com sensação térmica de -4°C e ventos a 30 km/h.
Hoje, a máxima é de 19°C. Porém, às 16h a temperatura já começa a cair novamente.
Na madrugada de quarta para quinta-feira, os termômetros registraram a mínima de 7°C, com sensação térmica de 4°C e ventos de 41 km/h no município.
O INMET divulgou um alerta laranja para risco de geada para a próxima quinta, iniciando à 00h e terminando às 8h. Correndo o risco de perder plantações e ter a temperatura mínima entre 0°C e 3°C. Além disso, o instituto alerta para os riscos à saúde.
Em Passos (MG), a mínima prometida para São José da Barra já chegou por lá na última madrugada. A cidade irá registrar 0°C durante essa madrugada.
Riscos de infarto
No inverno, o risco de infarto pode ser até 30% maior do que em outras épocas do ano. Um dos principais motivos é a vasoconstrição, que reduz o fluxo sanguíneo provocando um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio no organismo
Muitas pessoas deixam de praticar exercícios no inverno e passam a comer alimentos mais calóricos, pela sensação de bem-estar e aquecimento corporal que eles proporcionam. Contudo, isso não é benéfico à saúde cardiovascular. O exercício físico aquece o corpo, melhora a disposição e existem muitos alimentos que também podem proporcionar esse bem-estar, sem excesso de calorias.
Confira a seguir algumas dicas úteis que podem ser fundamentais na prevenção de doenças durante o inverno:
– Mantenha uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos ou muito salgados;
– Use casacos e roupas quentes para evitar choque térmico;
– Exponha-se ao sol pelo menos uma hora por dia;
– Pratique exercícios físicos regularmente, utilizando roupas mais aderidas ao corpo e que reduzam a perda de calor;
– Mantenha a ingestão de, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia;
– Em pessoas com mais de 40 anos, é recomendado fazer um check-up cardiológico periódico;
– Na presença de qualquer sintoma suspeito, procure um médico.