
Com o lema ‘’fazer valer as leis, para que elas sejam cumpridas’’, Esmeralda de Oliveira Ratis, de 41 anos, ganhou o Destaques pelo 3° ano consecutivo, na categoria ‘advogado (a)’.
Aos 17 anos, a mineira se mudou para Franca, no interior de São Paulo, para cursar direito na Faculdade de Direito de Franca. Com 22 anos se formou em bacharel em Direito e passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Logo depois, retornou para sua cidade, São José da Barra (MG), onde abriu seu próprio escritório particular. Mais tarde, prestou serviço na Assistência Jurídica e Social “Acácio Gomes dos Reis”, convênio com a Prefeitura Municipal de São José da Barra/MG, porém, voltou a trabalhar no escritório particular, sempre participando e se atualizando em Congressos e cursos.
Sua principal referência foi seu tio avô materno, o qual era advogado.
‘’Tínhamos convivência, admirava ele como profissional, me interessei pelo curso de Direito, procurei saber a prática e decidi fazer faculdade para trabalhar defendendo os direitos das pessoas’’, diz a advogada.
Mesmo amando o que faz, Esmeralda afirma que sua principal decepção é a desunião da classe. Ela ainda comenta que nunca sofreu preconceito em sua profissão. ‘’Sempre fui respeitada pelos colegas de trabalho’’.
Ratis agradece a todos que a apoiaram em todos esses anos e aos que votaram para a advogada destaque.
‘’Fiquei muito feliz e honrada em ter sido eleita advogada destaque pelo terceiro ano consecutivo, apesar do nosso município ser pequeno tem uma grande demanda, fico lisonjeada ao falarem advogada e citarem meu nome. Agradeço primeiramente a Deus, pelo dom da minha profissão, ao meu marido, familiares, amigos e clientes pela confiança no meu trabalho. Obrigada de coração’’, finaliza.