Prefeito afirma que área atingida é de grandes proporções; caminhões-pipa foram até o local para tentar conter o fogo.
Um incêndio atinge a vegetação em Alpinópolis (MG), na noite desta segunda-feira (13). Funcionários públicos, caminhões-pipa da prefeitura e das empresas Planalto Pedras e Grupo Vaz, realizam a contenção do fogo em diferentes focos.
O prefeito Rafael Freire (PSB), está no local juntamente com seu pai e demais voluntários tentando amenizar a situação. Um dos focos atingidos é a Serra da Ventania sentido à Gruta.
“Está bem grande o incêndio, mas estamos tentando segurar para evitar grandes prejuízos à vegetação e também à população”, informou Rafael.
De acordo com o prefeito, recentemente foi criada a Brigada Municipal de Alpinópolis, com o objetivo de prevenir e combater incêndios, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar e ações de prevenção e Defesa Civil.
“Foi sancionada a Lei n⁰ 2.312 de 25 de agosto de 2021, com isso Alpinópolis passa a ser um dos poucos municípios mineiros a ter esta estrutura. A Brigada Municipal será coordenada por um tenente do corpo de bombeiros que ficará na base do município. Só que estamos aguardando o aval dos bombeiros para iniciarmos os trabalhos. A parte da administração foi feita, criamos a lei, separamos os servidores e vamos investir nos equipamentos necessários. Mas é preciso a assinatura deste convênio, que estamos aguardando”, frisou Freire.
O Executivo implora para que todos possam evitar queimadas, pois, uma simples faísca pode ocasionar grandes problemas para a cidade, inclusive risco de vida.
“Agradeço ao Grupo Vaz e a Planalto Pedras que mais uma vez está nos auxiliando com caminhões pipas, somando aos esforços feitos por nossos servidores públicos. Não sabemos se o incêndio é criminoso, mas neste tempo seco qualquer faísca é motivo para grandes queimadas. Por isso é fundamental que a população evite queimadas nos quintais e lotes”, finalizou o prefeito.