
Na tarde da última sexta-feira (10), aconteceu na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, a cerimônia de abertura do “Projeto Levare”, a qual contou com a presença do saxofonista Derico, que participou durante 28 anos do programa de televisão do Jô Soares. E também do violonista Diego Figueiredo, músico com brilhante carreira internacional, principalmente nos Estados Unidos e Europa.
O Projeto Levare é uma iniciativa dos músicos da Banda do 12º BPM, que atuam como professores de teoria e prática musical em diversos instrumentos como clarinete, flauta, saxofone, entre outros instrumentos que compõem uma banda de música. Esse projeto atende principalmente, crianças e jovens carentes da cidade de Passos, e tem o intuito de retirar os alunos da situação de vulnerabilidade, levando a eles uma oportunidade de ter gratuitamente, aulas de música com professores bacharéis ou licenciados em música. A presença dos músicos convidados, Derico e Diego, foi de grande relevância para a cerimônia.

Eles conversaram com os jovens e as crianças sobre suas carreiras e como iniciaram seus estudos musicais, falaram também sobre a transformação que a música proporcionou em suas vidas, dificuldades que enfrentaram e ainda enfrentam para se manterem entre a elite dos músicos brasileiros e estrangeiros.
O evento contou com um público reduzido devido a pandemia, porém houve uma adesão muito boa, entre os convidados estavam presentes o secretário de cultura de Passos Pedro Paulo da Silva; Felipe Terra representando Os Meninos Cantores de Passos; a Sr. ª Adriana, presidente do COMPAC; Maestro Enéias Odassam e músicos da cidade de Capetinga; músicos civis da cidade de Passos; veteranos da banda do 12º BPM e algumas crianças representando o Projeto Levare.