
Era uma sexta-feira, 21 de setembro de 1951, uma data festiva para o casal Dona Zica e Sr. Tuninho Barbosa, pois, chegava ao mundo uma mulher de fé, coragem e muita vitalidade: Dona Darci Moura.
Professora de português por anos, Darci marcou a vida de muitos ex-alunos que se tornaram grandes profissionais os quais conquistaram seus objetivos e devem muito a esta profissional dedicada, exemplar e criativa.
Dona Darci herdou o sobrenome Moura de seu esposo, e carrega o Barbosa que é de seu patriarca e muito tradicional na região.
Ah! E as gincanas da E. E. Dr. Juscelino Kubitschek… Era festa! Competição e muitas dinâmicas! Pena que acabou! Mas foram marcas registradas da professora de língua portuguesa.
E quem esquecerá os pontinhos nas atividades em sala de aula? Eram apenas 0,25 pontos, mas quem faltava das suas aulas, no final do bimestre recorria a Dona Darci!!! É! Mas isso tudo hoje valeu a pena.
Mãe de três e vovó de dois, pois, um bebê está quase chegando! São os motivos da grande luta desta heroína que divide sua vida entre a cidade e seu rancho.
A neta Natália deixou uma mensagem para a vovó:
“Me sinto muito orgulhosa de ter como avó uma mulher tão batalhadora e determinada. Um exemplo a ser seguido por todas aquelas que tem sonhos.”
A filha Seila, que reside em São Paulo também deixou belíssimas palavras:
“70 anos hoje! E há 46 minha mãe. Tão linda. Pelo seus olhos vejo a eterna alma de menina, a mesma em seu vestido de primeira comunhão, que me contava sempre como se sentia feliz naquele dia! Sonhadora! E conseguiu me transmitir a virtude de entender que sonhos se realizam com fé e determinação. Dona das suas opiniões!
Tudo que aprendi sobre consciência de classe veio da senhora! Tudo que aprendi sobre acreditar e dar nova chance aprendi contigo! Te agradeço muito por estes ensinamentos!
Dona de uma fé de ação! Mas o que você tatuou em mim foi a sua capacidade de dar a mão a muitos que tanto precisavam de uma oportunidade. Sua imensa capacidade de ter fé na vida! Aprendi tanto! Te desejo o melhor! E eu te amo!!!”
A ex-aluna Vera também homenageia:
“Feliz aniversário Darci! Que você continue compartilhando conhecimentos com o mundo e transformando vidas!”
A ex-aluna e amiga Salete Martins homenageou sua ex-professora:
“Você não é só a melhor professora, mas uma pessoa maravilhosa que sempre terá um espaço no meu coração”.
Diversos alunos também deixaram suas palavras de gratidão para Dona Darci:
“Um prazer falar sobre a dona Darci”.
” Muita gratidão a Dona Darci”.
” Fez parte da minha formação e da formação de tanta gente”.
” Minha eterna professora de português”.
O Diretor do Jornal Folha Regional Romulo Leandro, que é ex-aluno agradece a eterna professora por tudo, pois, seu aprendizado é graças a esse grande profissional.
Dona Darci, parabéns por esta data especial e feliz aniversário.
A senhora brilhará sempre em São José da Barra e região.