
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que as capitanias, delegacias e agências, subordinadas ao Com1ºDN, realizarão a Operação Verão 2021/2022, durante o período compreendido entre 17 de dezembro de 2021 e 6 de março de 2022, intensificando a fiscalização que já é realizada diariamente nas águas oceânicas e interiores de sua área de jurisdição (RJ, ES e MG).
A Delegacia de Furnas (DelFurnas) empregará equipes do Espírito Santo e embarcações no Lago de Furnas, compreendendo os 34 municípios lindeiros; no lago da Represa de Peixoto e no lago da Represa do Funil.
Segundo informações da Marinha, o principal objetivo da operação é conscientizar condutores e passageiros a navegar com segurança. Diversas equipes de Inspeção Naval (IN) serão empregadas, simultaneamente, atuando em marinas, clubes e colônias de pescadores, com lanchas, motos aquáticas e viaturas, em todas as áreas de prática de atividades náuticas. Para cumprir essa missão, a força de trabalho será ampliada. Serão empregados 982 militares, 47 embarcações, 22 motos aquáticas e 53 viaturas, visando incrementar a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental proveniente de embarcações.
A fiscalização ocorrerá por meio de atividades de IN, nas quais as equipes abordarão as embarcações, verificando sua documentação e a habilitação dos condutores, a existência e o estado de conservação do material de salvatagem e o comportamento da embarcação quanto às regras de navegação. A ação objetiva orientar, instruir e fiscalizar o tráfego aquaviário, contribuindo para a elevação da mentalidade de segurança no mar.
Via: Clic Folha.