Jornal Folha Regional

Ameg e Sebrae discutem nova parceria para 2022

Compartilhe:

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio Ameg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – Sebrae/MG renovaram a parceria que já dura alguns anos para o ano de 2022. O compromisso foi firmado em uma reunião realizada na última quarta-feira, 29, e contou com as presenças do prefeito de São José da Barra e presidente do consórcio, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira e do diretor de operações da Regional Centro-oeste e Sudoeste do Sebrae, Leonardo Mól de Araújo.

No encontro entre as entidades uma novidade apresentada foi a estruturação do Licenciamento Ambiental Municipal Consorciado, serviço que tende a facilitar a vida de empreendedores da região que queiram estruturar ou regularizar seus estabelecimentos e negócios conforme legislação ambiental vigente. O Sebrae/MG se encarregará da contratação de uma consultoria técnica nos mesmos moldes da que foi contratada para a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM Ameg, este último lançado na sede da entidade em agosto de 2021. A exemplo dos estudos para a criação e implantação do SIM, para a criação do licenciamento ambiental não haverá custos para a Ameg e seus municípios consorciados.

Além do Licenciamento Ambiental Municipal, os municípios ainda poderão receber apoio, também sem custos, para a implantação da Educação Empreendedora e para a execução de alguns eixos do programa Cidade Empreendedora, que ajuda os municípios a crescerem por meio da abordagem Desenvolvimento Econômico Local- DEL, beneficiando toda a população. Para a execução de alguns dos eixos, o Compras Governamentais, por exemplo, será necessária a apresentação de contrapartida dos municípios que aderirem.

Para o presidente da Ameg a nova parceria é muito bem vinda e oportuna.

“Para se criar alguns serviços públicos como o SIM ou o Licenciamento Ambiental Municipal é preciso realizar estudos de viabilidade que a maioria dos municípios não tem condição de bancar. Com a parceria com o Sebrae nós conseguimos economizar tempo e recursos financeiros já que os custos serão cobertos integralmente pelo parceiro, cabendo ao consórcio e os municípios a implementação”, explica Serginho.

O diretor do Sebrae acredita que a nova parceria com o Consórcio Ameg tende a gerar ótimos frutos em curto e médio prazos.

“Muito do desenvolvimento local depende de ações governamentais e o Sebrae vem fazendo essa leitura nos últimos anos e apoiando as administrações municipais. A Sala do Empreendedor, por exemplo, é uma ótima iniciativa que pode contar com o apoio da prefeitura, com o intuito de regularizar de forma rápida pequenos empreendimentos, tanto urbanos quanto rurais, a criação de Microempreendedores Individuais – MEIs, o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, também é importantíssimo, e os resultados são muito bons já que se fomenta a geração de emprego e renda e também a geração de tributos para os caixas municipais. Nosso desejo é que todos os municípios da microrregião da Ameg sejam premiados com o Selo Cidade Empreendedora”, disse.

Via: Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.