
Com as festas de final de ano, os casos positivos de Covid-19 aumentaram drasticamente na região. Além disso, o número de testes PCR, usado para identificar o vírus, também cresceu diariamente.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (4) pela prefeitura de Passos (MG), o município contabiliza 429 casos positivos da doença. Segundo o último boletim da Santa Casa de Passos (SCMP), no dia 31 de dezembro, apenas duas vagas nos leitos da enfermaria estavam sendo ocupadas. Atualmente, uma pessoa está hospitalizada.
São José da Barra, em apenas três dias, contabilizou 33 casos. No dia 2, um caso foi registrado no município, no dia 3 mais 14 casos, e no dia 4, 17 casos. Apesar do número de positivados, não há suspeitos em isolamento.
Na tarde da última terça-feira, Carmo do Rio Claro registrou 15 novos casos de Covid-19. Dezessete testes foram realizados pela prefeitura, os quais cinco testaram positivo. Quatro foram por laboratório e cinco realizados em farmácia. Com o aumento de sintomas, 71 pessoas aguardam exames em isolamento social.
Entre os dias 31 e 4, Itaú de Minas contabilizou 75 casos positivos da doença.
Em dois dias, 3 e 4, Alpinópolis registrou 30 casos. O município possui 34 pessoas em isolamento domiciliar.
No dia 4, nove pessoas testaram positivo para a doença em Capitólio, porém 33 confirmados já estavam passando por acompanhamento, e 19 em monitoramento. Mais de 60 testes foram realizados em 24 horas.
O número de casos crescente diariamente assusta a população, pois a semanas a região, em geral, contabilizava poucos casos e passava dias sem registrar nenhum indício do vírus da Covid-19. Infectologistas apontam Janeiro como o mês em que se pode esperar uma onda mais acentuada de casos de covid-19. Entre os motivos estão a flexibilização das regras de isolamento e as festas de fim de ano.