Jornal Folha Regional

Acidente em Capitólio causa impacto no turismo e prefeitos marcam reunião com secretário em BH

Compartilhe:

A queda de um paredão nos cânions de Capitólio, que causou a morte de dez pessoas e deixou 27 feridas no último sábado, já causa impactos no turismo. O prefeito do município, Cristiano Geraldo da Silva, o Cristiano Gerardão, passou os últimos três dias em contato com autoridades, órgãos e parceiros ligados diretamente ao setor para não deixar que o reflexo do desastre venha prejudicar a principal atividade da economia da cidade. Nesta sexta-feira, prefeitos da região se reúnem com o secretário de Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.

“Infelizmente ocorreu um fato gravíssimo causado pela força da natureza, que deixou Capitólio, região e o Estado de luto pela forma como foi. Para piorar, em tempo de crescimento dos casos de uma variante do coronavírus. Ambos afetam diretamente o público que traz recursos, que gera emprego e divulga as belezas naturais no entorno do Lago de Furnas. Depois do choque, veio o luto, e agora é a luta para recuperar aquela imagem lindíssima dos cânions, agora parcialmente manchada pelo desastre da natureza”, lamentou Cristiano.

De acordo com o prefeito, as consequências negativas do incidente foram imediatas. O cancelamento de diárias em hotéis, passeios pela represa, cachoeiras, a queda no movimento de estabelecimentos como bares e restaurantes estão sendo registrados pelos prestadores de serviços.

“Creio que tudo isso será passageiro, porque as opções turísticas em Capitólio e região são infinitas. Vamos realizar um trabalho de divulgação amplo na mídia, mostrando quantas belezas temos a oferecer e com total segurança. Outros municípios como São José da Barra, São João Batista do Glória, Guapé, Carmo do Rio Claro também possuem seus atrativos populares”, ressaltou.

Nesta sexta-feira, dia 14, às 14h, na sede da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em Belo Horizonte, os prefeitos Cristiano, Paulo Sérgio e Celso Henrique Ferreira, do Glória, vão se reunir com o secretário de Turismo de Minas, Leônidas Oliveira. O principal objetivo do encontro é solicitar ajuda, seja financeira, ou através de serviços, para desinterditar os cânions de forma a retomar as visitas públicas o mais breve possível.

Gerardão afirma que vai contratar uma empresa especializada para desenvolver um trabalho minucioso sobre os cânions, e deve levar aproximadamente 40 dias.

“Vou aproveitar que eles estão interditados pela Defesa Civil de Capitólio e do Estado para saber das condições de visitas públicas sem nenhum risco de vidas humanas. O local é encantador, mas é preciso ter a certeza de que o trânsito de lanchas, barcos e canoas seja seguro”, destacou.

Visitas

Na tarde de segunda-feira, Cristiano, juntamente com o prefeito da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, integrantes das defesas civis de Capitólio e de Minas Gerais, além de convidados, foram levados em uma lancha até os cânions de Furnas – onde ocorreu a tragédia – Cascata, Lagoa Azul, atrativos de Capitólio; Vale dos Tucanos e cânion da Usina Hidrelétrica de Furnas, ambos no município da barra.

“Foi oportuna a visita, porque constatamos que, exceto os cânions, todos os demais pontos turísticos estão aptos a receber visitantes que podem desfrutar das belezas que só eles vão terão o privilégio. Lamento o acidente de sábado, mas acredito que logo, logo, o local será reaberto com toda a segurança para que o povo possa ver de pertinho o quanto é lindo os paredões, entalhados caprichosamente pela natureza”, disse Paulo Sérgio.

Via: Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.