Jornal Folha Regional

Equipe atuará na análise e planejamento de segurança em pontos turísticos de Capitólio

Compartilhe:

Grupo de trabalho atuará na análise e panejamento da segurança e reposicionamento do Destino Capitólio e Mar de Minas. 

O Turismo na região do Lago de Furnas e Peixoto, Mar de Minas, será a pauta principal de grupo de trabalho. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (14), em uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, envolvendo o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, as prefeituras de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, além das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Marinha do Brasil, Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s), Sebrae , Fecomércio e sociedade civil. 

A reunião, que começou com um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente, foi seguida de uma reflexão de cada um dos presentes. 

Decidiu- se chamar o Grupo de Trabalho de,  “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas”. A primeira ação a ser trabalhada será a realização de um vasto diagnóstico, com laudos técnicos e geológicos dos órgãos competentes, dos cânions e áreas interditadas. 

O grupo seguirá o seguinte planejamento:  1. Diagnóstico pormenorizado, geológico e estrutural do local

Ordenamento, regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas,  por parte dos municipios, visando a segurança dos usuarios, trabalhares e turistas.  3. Formação, informação e qualificação dos agentes públicos e privados, bem como usuários e turistas, sobre uso seguro da área.

Reposicionamento de Capitólio e Mar de Minas como destino seguro dentro e fora do estado com projetos de marketing e promoção.  Neste ponto, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, propôs a criação de um edital específico para o Mar de Minas, visando a promoção de destino. 

“Com segurança, planejamento, união, paz e seriedade. É como Minas se organizará para reestruturar  o Turismo em  capitolio e região. afirmou O secretário. 

O diretor de operações do Sebrae, Marden Magalhães, adiantou que a instituição disponibilizarará sua estrutura e recursos para  ajudar no diagnóstico e outros processos para a recuperação do destino turístico.

Já o diretor regional do Sesc, Luciano Fagundes, e o diretor adjunto do Senac, afirmaram que a Fecomércio contribuirá com o treinamento, workshops e cursos para capacitação de todos os envolvidos no trade turístico.

Também será expandido o raio da Rede Integrada de Proteção ao Turismo, que seria restrita à Capitólio e agora abordará toda a região. A iniciativa integra a Polícia Militar de Minas Gerais, Secult, prefeituras, além da cadeia produtiva do turismo e a comunidade em geral para promover a segurança pública, a cultura e o turismo, e assim estimular a geração de emprego e renda na cidade.

O prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão, agradeceu a iniciativa e afirmou que esse trabalho conjunto é fundamental para região, paras as famílias e pelas pessoas que dependem da atividade turística e, sobretudo, para que essa tragedia jamais se repita. 

Contato das assessorias de imprensa envolvidas
Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – [email protected] /  31-3916-8094
Polícia Militar – [email protected] /  31-3071-2635
Defesa Civil de Minas Gerais – [email protected] /  31-3915-0274
Polícia Civil de Minas Gerais – [email protected] / 98671-1360 (Raquel)
Bombeiros Militar de Minas Gerais – [email protected] /  31-3915-7554
Prefeitura de Capitólio – [email protected] /  37-99808-4553
Marinha do Brasil – [email protected] /  21-2104-5763

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.