Jornal Folha Regional

No Sudoeste de MG, Alex Cavalcante é pré-candidato a deputado federal

Compartilhe:

Sudoeste de Minas Gerais já tem seu primeiro pré-candidato a deputado federal. O nome em questão é do vereador Alex Cavalcante (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis, sua terra natal. A notícia foi confirmada na semana passada, em Belo Horizonte, após conversa com o deputado federal e presidente do PSDB, Paulo Abi-Ackel, filho do ex-ministro da Justiça Ibrahin Abi-Ackel, que exerceu dez mandatos parlamentares.

Abi-Ackel afirma que Alex Cavalcante representa a renovação do partido e garante que o PSDB está disposto, com toda sua força e história, a investir em Alex como sua principal liderança regional no Sudoeste de Minas.

“Todos nós sabemos dos predicados do Alex Cavalcante e por isso eu o convidei para ser candidato a deputado federal. Acompanhamos o seu trabalho na Câmara Municipal, onde assumiu com muita eficiência e equilíbrio o comando do poder legislativo. O Alex esbanja carisma e preparo para a vida pública, ele nos faz lembrar os grandes políticos desse país e tenho certeza que esse jovem será futuramente reconhecido por todos os mineiros. Ele apresenta o perfil ideal das lideranças que se identificam com o povo, dono de uma oratória impecável, não tenho dúvidas de que ele está pronto para assumir um projeto regional. Resumidamente, o Alex Cavalcante é um craque na política”, afirmou Paulo Abi-ackel, deputado federal e cotado para ser vice-governador do Zema.

“Tudo pode parecer impossível até que seja feito por alguém. Recebi com humildade o convite do partido PSDB e de outras legendas. Estou feliz, mas não posso pensar em um projeto individual, é necessário nesse momento um projeto para as pessoas da região. Quero desenhar essa plataforma política e contribuir para melhoria de vida da sociedade mineira. Se somos capazes de aprender a odiar, também somos capazes de aprender a amar. Sim, podemos mudar a história’’, narrou Alex Cavalcante, após o convite do presidente.  

Alex Cavalcante tem 40 anos, cursou Agropecuária e Comunicação Social e começou em 2006 sua trajetória na vida pública, com ex-prefeito Edson Luís Resende Reis, (apoiador da sua candidatura), quando o líder assumiu a pasta de chefe do Meio Ambiente. 

“O Alex teve grande protagonismo no projeto social Cultivando Esperança e também no processo de seleção das casas rurais para pequenos produtores. Desempenhou com muito êxito todo tipo de trabalho que precisava ser feito dentro do setor”, disse o ex-prefeito.

O projeto liderado por Alex Cavalcante rendeu-lhe uma premiação da Polícia Civil de Minas Gerais, na época administrada pelo delegado Paulo Queiroz. Alex também ocupou os cargos de chefe de Saúde e Diretor de Lazer e Turismo com ex-prefeito.

Em 2010, foi eleito o primeiro presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Alpinópolis. Com brilhantismo contribuiu para implantar a Semana da Jornada do Idoso, também foi eleito Delegado Estadual do Direito da Pessoa Idosa em Belo Horizonte e sua liderança, transparente e discreta, o conduziu para uma eleição nacional. No ano seguinte foi eleito por Minas como o representante do Estado na Conferência Nacional da Pessoa Idosa, na época propostas discutidas pelo grupo de trabalho foram publicadas no estatuto do idoso.

Em 2012, quando se dedicava exclusivamente a sua empresa de publicidade e comunicação, buscou uma nova oportunidade na vida pública, com o amigo e prefeito de São José da Barra, Carlos Luciano Bazaga, que de cara percebeu a determinação para o trabalho e agilidade nas decisões daquele jovem político. Na Barra, Alex foi assessor pessoal do prefeito. Ali nasceu uma grande amizade, que permanece até os dias atuais. O encontro entre os dois foi programado pelo primo do vereador, João de Deus Oliveira. 

“Eu costumava dizer que o Alex era meia prefeitura. Não tinha tempo ruim com ele. O que tinha que fazer, fazia. Menino de ouro, um amigo para a vida toda. Desejo sucesso nessa empreitada’’, argumentou Bazaga. 

Em 2016, candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo. Obteve quase 4% dos votos, mais que 5 vereadores eleitos naquele pleito, mas por legenda não conseguiu sua primeira eleição. Atuou então, a convite do prefeito eleito José Gabriel dos Santos Filho, como Diretor de Esportes e Turismo.

“Acertei na escolha. Em pouco tempo na pasta o Alex fez mais eventos do que algumas gestões inteiras. Trouxe para cidade, por exemplo, a seleção de futsal do Brasil, a seleção feminina de vôlei sub-20, o campeonato brasileiro de futsal categoria de base e tantos outros eventos, ao todo 12 projetos, em apenas 11 meses. Eu sabia que seria impossível segurar ele no cargo e logo que surgiram os convites ele buscou seus sonhos”, disse o ex-prefeito José da Loja.

Os convites a que o ex-prefeito se refere foram para assumir a vice-presidência do CTNG (Circuito Turístico Nascentes das Gerais) e depois a assessoria de deputados na ALMG. Alex exerceu com brilhantismo as duas funções e ajudou a levar recursos para Alpinópolis, Passos e São José da Barra, além de outras cidades próximas de Varginha. Em 2019 candidatou-se pelo PSDB ao cargo de vereador, fez uma campanha bem discreta, mas foi eleito. 

Atualmente ocupa também o cargo de vice-presidente da Acamve (Associação de Câmaras e Vereadores do Médio Rio Grande) e está cotado para coordenar a campanha de um senador e de um presidente da república na região.

Alex Cavalcante se apresenta como uma alternativa regional para aqueles que não concordam com o atual cenário. Traz na bagagem o compromisso com o empreendedorismo e a geração de emprego e renda, o cooperativismo em suas diversas faces, a educação valorizando os profissionais do setor e ampliando os métodos de acesso, o esporte e o turismo.

“Há alguns setores que precisam de leis para viabilizar o pleno desenvolvimento. Desburocratizar. O poder concentrado sempre será inimigo da liberdade e do povo. Não vamos oprimir, vamos acolher”, afirmou Alex.

Além da vida pública, Alex Cavalcante, trabalhou na maior cooperativa de café do mundo; a Cooxupé, foi vendedor de tratores na Massey Fergusson Somassey, atuou no marketing e atendimento do Sicoob Credialp, foi estagiário no Banco do Brasil, laticinista e entregador de queijos na Sanmariana e carteiro nos Correios. Teve grande êxito na comunicação ocupando o cargo de repórter em importantes emissoras de TV e apresentador de rádio na maior emissora do Brasil, a Transamérica. 

Alex Cavalcante se apresenta como um multiplicador, um líder, com respostas simples e um projeto inovador.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.