Jornal Folha Regional

Ex-secretário de Planejamento investigado por esquema de corrupção em prefeitura é preso em Passos

Compartilhe:

O ex-secretário de Planejamento de Passos (MG), Wanilton Chagas Cardoso, foi preso preventivamente na última sexta-feira (27) durante a 3ª fase da “Operação Eminência Parda”, deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Militar de Minas Gerais. o ex-secretário foi preso em casa, no Condomínio das Nações.

Segundo o MP, o objetivo desta fase da operação é reprimir crimes de lavagem de dinheiro proveniente de delitos contra a administração pública praticados na cidade pelo ex-secretário.

Segundo a denúncia, o ex-secretário, com o auxílio de terceiros a ele ligados por parentesco e afinidade, por meio de reiteradas operações de lavagem de dinheiro no mercado imobiliário, procurou ocultar valores provenientes de propina recebida e desvios praticados no exercício do cargo.

Operação cumpriu mandados contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos, MG — Foto: Hélder Almeida

Operação cumpriu mandados contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos, MG — Foto: Hélder Almeida

Na primeira fase da operação, o Ministério Público já havia oferecido denúncia por 27 crimes de corrupção passiva e outros seis de lavagem de dinheiro.

Segundo o MP, com a continuidade das investigações, foram identificadas dezenas de outras condutas praticadas com o mesmo modo de agir já revelado na primeira fase da investigação, permitindo o oferecimento de nova denúncia por 22 crimes de lavagem de capitais e o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.

Wanilton Chagas Cardoso estava foragido desde o dia da 1ª fase da operação, em 21 de março. No dia 19 de abril, ele chegou a conseguir um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que dava direito a ele de aguardar pelo julgamento em liberdade.

O advogado Weber Peixoto, que defende o ex-secretário, disse que a prisão é ilegal e abusiva, já que o cliente dele estava sob habeas corpus concedido pelo STJ. A defesa informou ainda que já levou ao conhecimento do ministro que concedeu o habeas corpus para que tome as medidas possíveis contra quem é de direito.

MP e PM cumprem novos mandados contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos — Foto: Ministério Público

MP e PM cumprem novos mandados contra esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos — Foto: Ministério Público

Investigação

O ex-secretário é investigado por suposta participação em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura de Passos. Segundo o Ministério Público, ele recebeu, de 2014 a 2016, uma porcentagem em cima de todos os pagamentos realizados pela prefeitura de Passos para uma empresa terceirizada de mão de obra. Conforme o MP, ele também recebeu porcentagem do valor pago pela prefeitura para uma empresa de serviços de capina e varrição no município. O valor seria referente a despesas já inscritas em restos a pagar.

O Ministério Público aponta, ainda, que a ação contava com um esquema de ocultação de bens, através da qual o ex-secretário, utilizando-se de procurações públicas e “contratos de gaveta”, realizou dezenas de operações de compra e venda de imóveis e veículos, sempre em nome de terceiros. Os rendimentos, de acordo com o MP, nunca foram oferecidos à tributação.

Segundo a Receita Federal, foi oferecida denúncia contra duas pessoas por 28 crimes de corrupção passiva e seis crimes de lavagem de dinheiro. Na segunda-feira, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em concessionárias e condomínios de Passos, além de ordem de sequestro de imóveis e arresto de veículos com valores de até R$ 5,8 milhões.

A operação foi nomeada de “Eminência Parda”. Ela é o desfecho das operações “Purgamentum”, “Sacripanta” e “Quimera”, que revelaram a existência de um esquema de corrupção no município de Passos em licitações e contratos públicos. A Receita Federal informou que a operação investiga gestões anteriores da prefeitura.

Via: G1.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.