Jornal Folha Regional

Cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue são suspensas na Santa Casa de Passos

Compartilhe:

A Santa Casa de Passos paralisou a realização de cirurgias eletivas que precisam de transfusão ode sangue. De acordo com o hospital, a medida foi tomada devido ao baixo estoque de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-.

O hospital realiza cerca de 250 cirurgias eletivas por mês. Carca de 30 delas, conforme a Santa Casa, precisa de transfusão de sangue. Segundo a Santa Casa, o estoque é considerado crítico e, por isso, um comunicado foi emitido pela agência transfusional recomendando a suspensão dos procedimentos.

“O grupo Hemominas de Passos comunicou a Santa Casa de Passos que os estoques de hemocomponentes estão baixos devido a queda de temperatura, aumento de síndromes gripais e redução do número de doadores”, falou Aldir Ribeiro de Abreu Júnior, médico responsável pela Agência Transfusional.

“Com isso, os estoques, principalmente dos tipos O+ e O- estão baixos, o que levou a Santa Casa a decidir pela suspensão das cirurgias eletivas dos pacientes que sejam O+ e O- que venham a precisam de transfusão de sangue. Precisamos suspender cirurgias ortopédicas, cardíacas, gastrointestinais, neurocirurgias, cirurgias que precisam desses hemocomponentes”, completou.

O médico destacou que não há previsão para que esse tipo de procedimento volte a realizado na Santa Casa. Conforme ele explicou, é necessário que doadores compareçam para doar e, posteriormente, as cirurgias seriam retomadas com a normalização dos estoques.

“Não temos previsão, trabalhamos com o estoque de segurança e sempre que esse estoque de segurança cai muito abaixo do que a gente espera, precisamos tomar essa atitude para garantir o atendimento das urgências e emergências. Até que o estoque seja retomado, a gente manter suspensas as cirurgias eletivas, visando garantir o estoque. A gente espera que os doadores compareçam para doar e possamos retomar as cirurgias e normalizar os estoques”, comentou.

Via: G1.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.