
Uma prática, que para muitos parece ser apenas uma brincadeira, têm deixado moradores de São José da Barra (MG) incomodados: crianças a adolescentes apertam o interfone ou campainha e saem correndo.
Segundo relatos, a ação acontece sempre a noite, o que dificulta a identificação dos autores. Uma moradora diz que a ‘brincadeira’ é recorrente e ”tira o sossego” de toda a família.
”Isso pode parecer uma besteira, uma bobagem. Muitas pessoas devem pensar ‘é apenas uma brincadeira de criança, vocês levam isso muito a sério’, porém acontece praticamente todo dia e muitas vezes mais de uma vez por noite. É muito difícil alguém que fique atoa o dia todo dentro de casa, aqui trabalhamos o dia todo, chegamos a noite em casa, queremos descansar e não tem como, por causa disso”.
De acordo com outra moradora, é perceptível que são crianças e adolescentes.
”Assim que apertam o interfone da para ouvir a correria e as risadas, o que indica que são adolescentes e crianças. Eu já sou velha, para mim não tem graça nenhuma. Durmo cedo, e isso acaba de acordando. Já deixei de atender pessoas que queriam falar comigo por achar que eram essas crianças fazendo brincadeira. Uma noite eu estava muito doente e apertaram quatro vezes”.
A senhora diz que nos finais de semana o ato acontece também de madrugada, ”quando as pessoas estão indo ou voltando das festas.
De acordo com o Art. 42, do Decreto – Lei n° 3.688, de 1941, a prática é uma contravenção penal e é proibida, podendo haver prisão simples, de 15 dias a três meses ou multa. No caso se for menor de idade, os autores responderão com medidas socioeducativas.