
O castramóvel da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) se aproxima das 3 mil castrações só em 2022, de acordo com dados divulgados pelo castrômetro, boletim criado para facilitar o acompanhamento por parte da população do andamento do programa.
Conforme último boletim atualizado na última segunda-feira, 4, foram realizadas 2.838 cirurgias, o equivalente a 28% das 10.178 cirurgias planejadas para este ano. O programa já passou por 12 municípios da região, sendo eles: de São José da Barra, Ibiraci, Guapé, São Tomás de Aquino, São Roque de Minas, Fortaleza de Minas, Cássia, Pratápolis, Piumhi, Alpinópolis, Itaú de Minas e Capitólio.
Atualmente a unidade 1 está no município de Alpinópolis e entre os dias 8, 9 e 10 de julho deve instalar na cidade de Itaú de Minas, para a conclusão das cirurgias. Na próxima segunda-feira, 11, estará à disposição do município de Claraval onde estão programadas outras 292 castrações.
Já a unidade 02, adquirida recentemente com recursos próprios da Ameg, está na cidade de Capitólio e ao concluir as castrações programadas neste município será deslocada para Passos onde estão programadas mais 2.084 castrações.
“O programa Castramóvel da Ameg é a forma correta de fazer o controle populacional de cães e gatos nos municípios da nossa microrregião, e não é apenas castrar, nosso objetivo é estimular a adoção consciente e conscientizar a população que o abandono e maus tratos são crimes”, destacou o presidente da Ameg, Filipe Carielo, prefeito de Carmo do Rio Claro.
Além das duas unidades móveis, a Ameg também credenciou médicos e clínicas veterinárias em diversos municípios, que ampliou o ritmo das castrações e deve permitir que a meta seja alcançada até o final do ano.
Esta ampliação do programa foi viabilizada através de R$ 600 mil de emenda parlamentar e outros R$ 600 mil doado pelo Ministério Público, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna.
A Associação reforça que não faz o cadastro dos animais que serão submetidos a castração, tampouco escolhe o local onde os veículos ficarão estacionados. É de competência dos municípios cadastrar os animais e informar os locais de castrações.
Via: Clic Folha.