Jornal Folha Regional

2º Festival do Morango é realizado no Sul de Minas esta semana

Compartilhe:

O 2º Festival do Morango de Pouso Alegre celebra o Sul de Minas como a maior região produtora da fruta no país. De 14 a 16 de julho, produtores e público podem participar da programação que tem entrada gratuita. O evento da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA) será na Praça Senador José Bento, no Centro, com parte da programação no Teatro Municipal.

A importância regional do morango

Valorizar o produtor e o morango estão entre os principais objetivos do festival. Segundo a ACIPA, ele também propõe mostrar a cultura da fruta e “contribuir para consolidá-la como uma das principais atividades agrícolas da região”.

A safra estimada para 2022 no Sul de Minas é de cerca de 145 mil toneladas de morango. O produto é comercializado em todo o país. No festival serão vendidas frutas direto das produções regionais e também pratos feitos com a fruta e outros alimentos.

Programação do festival é voltada para produtores e público

Shows, mostra de artesanato, espaço kids, food trucks, cervejaria e tendas de gastronomia compõem a programação de lazer e cultura abertos ao público, na praça. Uma solenidade de abertura será realizada às 9h no Teatro Municipal.

O teatro vai sediar a abertura da 2ª reunião da Frente da Gastronomia Mineira Regional Sul, às 10h. Depois o espaço fica aberto até às 18h para palestras e experiências da gastronomia na região.

Na quinta (14/07) e sexta-feira (15/07) o festival começa às 19h e no sábado (16/07), às 16h. As tendas gastronômicas serão de entidades que atuam no município: Casa Dia, Shine, Rotary Club, Clube do Menor, Casa de São Rafael e Creche Foch.

Para produtores a programação inclui cursos e exposições. O evento tem apoio da Emater, Senar, Sindipa, Sebrae e Prefeitura. Cada instituição vai oferecer um tipo de atendimento, entre elas, créditos para pequenos produtores, cursos e até oficinas para produção de polpas e de geleias.

Um concurso vai eleger o melhor morango do estado. A fruta selecionada será leiloada e a verba doada para a Escola Municipal São Benedito, no bairro Maçaranduba, uma região que está entre as produtoras da fruta em Pouso Alegre. (Via: Terra do Mandu)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.