Jornal Folha Regional

Por falta de recursos, Santa Casa de Piumhi fecha leitos de UTI: ‘Vai morrer gente’, diz provedor da unidade

Compartilhe:

“Vai morrer gente”, disse em tom de desgosto e preocupação, o provedor da Santa Casa de Piumhi na última quinta-feira (18), sobre o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por falta de verba pública. A reportagem solicitou posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) sobre o assunto e aguarda retorno.

Segundo José Soares, a unidade tem hoje um déficit mensal de mais de R$ 500 mil. Sem condições de manter o núcleo aberto, apenas os cinco internados no local serão atendidos até que recebam alta. A unidade não vai admitir novos pacientes.

Crise que se repete

A situação da Santa Casa hoje é a semelhante à de 2017, quando o setor também foi fechado por falta de verba. No entanto, na época a crise foi revertida em três meses, mediante ações internas e repasses de emendas parlamentares. Desta vez, não há previsão de mudança no cenário.

“O que diferencia é que em 2017 é que recebíamos emendas parlamentares e este ano não conseguimos, não temos emendas, o que torna a situação mais difícil sem ter para onde recorrer. No entanto, vamos tentar meios legais e lutar de todas as formas possíveis para reverter essa situação”, disse o diretor executivo adjunto, Wilson Goulart.

Segundo o provedor José Soares, o contrato firmado com a Santa Casa há mais de 15 anos era para que a unidade atendesse cerca de 230 pessoas por mês. Os anos se passaram e a unidade atende hoje mais de 700, o que torna o repasse do Estado irrisório, como ele explica.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, mas isso não está sendo cumprido. É um absurdo o que estamos vivendo por anos, sem nenhum reajuste, sem repasses e o pior, com dívidas”, disse o provedor José Soares.

Ainda segundo José, a Santa Casa conta hoje com 100 leitos no total. O atendimento é prestado a uma população de 100 mil pessoas que são dos munícipios de Piumhi, Capitólio, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Doresópolis, Pimenta e Guapé. Com o fechamento da UTI os pacientes que necessitarem de atendimento intensivo deverão ser referenciados para Passos, no Sul de Minas, que fica a mais de 100 quilômetros da região.

“Vai morrer gente. O fechamento da UTI é só o começo. Vários outros setores correm risco “, lamentou José Soares.

Via: G1.

Compartilhe:

Uma resposta para “Por falta de recursos, Santa Casa de Piumhi fecha leitos de UTI: ‘Vai morrer gente’, diz provedor da unidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.