
O Japão surpreendeu mais uma vez. Depois de bater a Alemanha, os orientais venceram também a Espanha, hoje (1º), por 2 a 1, na última rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2022.
Morata abriu o placar para os espanhóis, ainda no primeiro tempo, mas Ritsu Doan e Ao Tanaka viraram para os japoneses na etapa final.
Com o resultado, os japoneses vão a seis pontos e avançam para as oitavas de final da Copa na primeira colocação do Grupo E. Já a Espanha, com o vexame desta quinta, fica em segundo, com quatro, superando a Alemanha apenas no saldo de gols (6 a 1).
Agora, o Japão enfrenta a Croácia nas oitavas de final. O jogo acontece na segunda-feira (5), às 12h (de Brasília). Já a Espanha, que com a segunda colocação sai da chave do Brasil, enfrentará Marrocos na terça (6), também às 12h.
Tanaka defende e ataca
O volante Tanaka foi um dos melhores jogadores do Japão contra a Espanha. Além da difícil tarefa de marcar o meio de campo europeu, que não para de trocar passes, ele ainda teve disposição para aparecer como elemento surpresa no ataque e fazer o gol da virada.
Unai Simón erra e coloca Japão no jogo
A Espanha controlou o primeiro tempo, com mais de 70% de posse e a vantagem no placar. Bastou um erro de Unai Simón no início da segunda etapa para o Japão voltar ao jogo. O goleiro saiu errado, o lateral Balde perdeu a bola e Doan, com ajudinha do arqueiro da camisa 23, igualou o marcador.
Japão vira em 5min e com demora do VAR
Depois de aproveitar a saída errada da Espanha, o Japão foi para cima e, no abafa, conseguiu a virada. Cinco minutos separaram os gols de Doan e Tanaka. A checagem do segundo tento japonês, vale pontuar, demorou bastante para verificar se a bola tinha saído antes de o volante mandar para a rede.
O juiz Victor Gomes parecia inicialmente indicar que poderia anular, mas validou o gol após cerca de dois minutos de espera. A Fifa prometeu antes da Copa que iria acertar as checagens no Mundial.
Espanha quebra retranca pelo alto
O Japão começou a partida com uma linha de cinco na defesa para tirar o espaço da circulação de passe da Espanha. A estratégia inicial para segurar o ataque adversário, no entanto, funcionou por apenas 11 minutos: em um momento de pressão, Azpilicueta cruzou na medida e Morata, livre de marcação, tocou de cabeça para abrir o placar.
Trio de zaga japonês fica pendurado no 1º tempo
Os zagueiros titulares do Japão contra a Espanha terminaram o primeiro tempo pendurados. Itakura, Yoshida e Taniguchi tentaram parar as jogadas de pivô dos espanhóis, para evitar a parede e triangulações, fizeram faltas mais duras e levaram cartão amarelo.
Tiki-taka sem objetividade
A Espanha manteve o padrão e dominou a posse de bola no jogo desta quinta-feira — mais de 70% de controle. Mas o famoso “Tiki-taka” não teve muita objetividade contra o Japão: foram poucas finalizações no alvo (apenas cinco) e a sensação de que o jogo seria resolvido, pelos espanhóis, a qualquer momento.
Japão ‘atropela’ na volta do intervalo
Depois de um primeiro tempo em que praticamente só se defendeu e teve dificuldade para segurar o ataque da Espanha, o Japão voltou com outra postura do intervalo. Com as entradas de Doan e Mitoma, o time passou a pressionar a saída da equipe europeia e conseguiu a virada. Com o adversário abatido, os orientais se postaram bem na defesa e garantiram o triunfo.