Jornal Folha Regional

Japão surpreende e vence a Espanha de virada; seleções avançam às oitavas

Compartilhe:

O Japão surpreendeu mais uma vez. Depois de bater a Alemanha, os orientais venceram também a Espanha, hoje (1º), por 2 a 1, na última rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2022.

Morata abriu o placar para os espanhóis, ainda no primeiro tempo, mas Ritsu Doan e Ao Tanaka viraram para os japoneses na etapa final.

Com o resultado, os japoneses vão a seis pontos e avançam para as oitavas de final da Copa na primeira colocação do Grupo E. Já a Espanha, com o vexame desta quinta, fica em segundo, com quatro, superando a Alemanha apenas no saldo de gols (6 a 1).

Agora, o Japão enfrenta a Croácia nas oitavas de final. O jogo acontece na segunda-feira (5), às 12h (de Brasília). Já a Espanha, que com a segunda colocação sai da chave do Brasil, enfrentará Marrocos na terça (6), também às 12h.

Tanaka defende e ataca

O volante Tanaka foi um dos melhores jogadores do Japão contra a Espanha. Além da difícil tarefa de marcar o meio de campo europeu, que não para de trocar passes, ele ainda teve disposição para aparecer como elemento surpresa no ataque e fazer o gol da virada.

Unai Simón erra e coloca Japão no jogo

A Espanha controlou o primeiro tempo, com mais de 70% de posse e a vantagem no placar. Bastou um erro de Unai Simón no início da segunda etapa para o Japão voltar ao jogo. O goleiro saiu errado, o lateral Balde perdeu a bola e Doan, com ajudinha do arqueiro da camisa 23, igualou o marcador.

Japão vira em 5min e com demora do VAR

Depois de aproveitar a saída errada da Espanha, o Japão foi para cima e, no abafa, conseguiu a virada. Cinco minutos separaram os gols de Doan e Tanaka. A checagem do segundo tento japonês, vale pontuar, demorou bastante para verificar se a bola tinha saído antes de o volante mandar para a rede.

O juiz Victor Gomes parecia inicialmente indicar que poderia anular, mas validou o gol após cerca de dois minutos de espera. A Fifa prometeu antes da Copa que iria acertar as checagens no Mundial.

Espanha quebra retranca pelo alto

O Japão começou a partida com uma linha de cinco na defesa para tirar o espaço da circulação de passe da Espanha. A estratégia inicial para segurar o ataque adversário, no entanto, funcionou por apenas 11 minutos: em um momento de pressão, Azpilicueta cruzou na medida e Morata, livre de marcação, tocou de cabeça para abrir o placar.

Trio de zaga japonês fica pendurado no 1º tempo

Os zagueiros titulares do Japão contra a Espanha terminaram o primeiro tempo pendurados. Itakura, Yoshida e Taniguchi tentaram parar as jogadas de pivô dos espanhóis, para evitar a parede e triangulações, fizeram faltas mais duras e levaram cartão amarelo.

Tiki-taka sem objetividade

A Espanha manteve o padrão e dominou a posse de bola no jogo desta quinta-feira — mais de 70% de controle. Mas o famoso “Tiki-taka” não teve muita objetividade contra o Japão: foram poucas finalizações no alvo (apenas cinco) e a sensação de que o jogo seria resolvido, pelos espanhóis, a qualquer momento.

Japão ‘atropela’ na volta do intervalo

Depois de um primeiro tempo em que praticamente só se defendeu e teve dificuldade para segurar o ataque da Espanha, o Japão voltou com outra postura do intervalo. Com as entradas de Doan e Mitoma, o time passou a pressionar a saída da equipe europeia e conseguiu a virada. Com o adversário abatido, os orientais se postaram bem na defesa e garantiram o triunfo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.