Jornal Folha Regional

Profissionais da saúde e figuras publicas serão homenageados no evento “Expoente da Saúde” em Passos

Compartilhe:
Dr. José Hernani Silveira
Foto: Reprodução

Na próxima quinta-feira (22), o anfiteatro da Faculdade Atenas de Passos (MG), receberá profissionais e figuras públicas da cidade que prestaram e prestam relevantes serviços na área da saúde, para serem homenageados com a medalha Dr. José Hernani Silveira no evento “Expoente da Saúde”.

Sobre Dr. José Hernani Silveira

Ele nasceu em Passos no dia 11 de abril de 1942, filho do casal Francisco Machado da Silveira e Lucia Jabace da Silveira. Casou-se com Maria da Penha Freire Silveira em 10 de julho de 1972, com quem teve 3 filhos.

Ao longo da vida estudou na Escola Estadual Abraão Lincoln e no Colégio de Passos. Formou-se em Medicina pela FMTM, atual UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde na gestão de Jose Figueiredo e de Cóssimo Baltazar de Freitas, quando implantou a rede de ambulatórios pelos bairros da cidade. Foi Diretor Regional de Saúde durante o período de 1985/1992 e de 1999/2000, além de médico do antigo Inamps (Instituto Nacional de Previdência Social) por 36 anos.

Prefeito de Passos por três gestões, 1993/1996, 2001/2004 e assumindo a de 2009/2012. Foi o primeiro presidente da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos durante 4 anos, além de presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, sendo responsável pela construção do asilo na avenida Arlindo Figueiredo e do primeiro velório da entidade, em frente ao Cemitério Municipal.

Criou o curso de gestantes e promoveu a ampliação da rede de saúde do município, com a criação do posto de saúde Dr. Antônio Faria Reis, dos primeiros ambulatórios de bairros da Policlínica Municipal e implantação do Núcleo Regional do Hemominas. Implantou a Casa de Assistência do Menor, extinguiu o lixão com a construção do aterro sanitário e construiu a praça de esportes Baru de Pádua.
Foi responsável por conseguir a aprovação junto à Caixa Econômica Federal do financiamento para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e início da implantação da rede da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) do Saae, com a captação de água do Rio Grande, calçamento de 48km de ruas e a construção de 3 escolas municipais: Jalile Calixto Barbosa, Professor Ananias Emerenciano Campos e Professor Silas Roberto Figueiredo.

Faleceu em Passos no dia 25 de setembro de 2016, aos 74 anos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não