Jornal Folha Regional

Sebrae Minas apoia a criação da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste

Compartilhe:
Imagem: Lívia Peres

Lideranças da região Sudoeste do estado e membros do Movimento Conexão se reuniram nesta segunda-feira (30/01), em Passos, para oficializar a criação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Conexão). A iniciativa surgiu a partir da capacitação de lideranças da região pela metodologia do Programa LIDER, desenvolvido pelo Sebrae, que busca o desenvolvimento dos territórios a partir da atuação integrada entre as lideranças do poder público, das entidades privadas e do terceiro setor. O encontro foi realizado na sede da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), organizadora do evento.

Participaram do encontro prefeitos e secretários municipais de municípios da região, representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento territorial, como Emater, Senar, universidades, associações comerciais, dentre outros. Também compareceram o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól.

A ADR Conexão deverá atuar em 17 municípios e realizará, inicialmente, ações com foco nas áreas da educação empreendedora, turismo regional, agricultura e produção de alimentos. As atividades que resultaram na formação da Agência tiveram início em 2015, quando o grupo começou a atuar em algumas frentes de desenvolvimento, como: a criação da Câmara Técnica de Turismo da Ameg; a implementação de Salas Mineiras do Empreendedor e do projeto de compras governamentais; encontros com candidatos a prefeitos e a realização de eventos voltados para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, como o Startup Day Weekend, Hacktown e Meet Up.

Como resultado de algumas dessas atividades, a região já foi contemplada três vezes com o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae Minas – que reconhece prefeitos e administradores que implantaram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios dos seus municípios. Foram destaques as cidades de Passos, com uma premiação, e Capitólio, com duas. “Essa formalização é resultado de uma grande parceria, e o Sebrae assume esse compromisso de trazer a metodologia e os recursos essenciais para o funcionamento dessa Agência. É uma alegria muito grande saber que o programa LIDER capitaneou esse processo”, comenta o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

Projetos de desenvolvimento

O evento de criação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Conexão) também foi uma oportunidade para apresentar a agenda de ações e projetos para 2023. Entre as principais pautas estão: o fortalecimento da Associação de Fruticultores e da agricultura familiar; a criação de uma cooperativa regional; a identificação de políticas públicas e ações direcionadas ao turismo regional; ações voltadas para implantação do Programa Nacional de Educação Empreendedora, Financeira e Cooperativista nas escolas da região, como projeto de lei municipal; e o levantamento de capacitação necessária junto aos empresários da região.

“Estamos em atuação e gerando impactos positivos para o desenvolvimento regional há oito anos. Com essa formalização, acreditamos que, conectados por toda a sociedade civil, vamos ter mais força para realizar essas ações previstas”, destaca a presidente da ADR Conexão, Marisa da Silva Lemos.

Programa LIDER

O programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), é um movimento que visa a promoção do desenvolvimento econômico e o bem-estar social nos municípios brasileiros. Ele se concentra em mobilizar, integrar e preparar as lideranças de diversos setores para a criação, formulação e implantação de estratégias para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, com ênfase nos pequenos negócios. O LIDER está presente em mais de 70 territórios brasileiros, em cerca de 800 municípios de 23 estados. Só em Minas Gerais, 96 cidades participam de um total de 9 projetos de liderança, sendo o estado com maior número de iniciativas.

“No programa temos ações como o Cidade Empreendedora, o Prefeito Empreendedor, o Brasil Mais, o Plano de Inovação e também o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) que, atualmente, saiu de 1.200 para 5 mil novos profissionais que atuam em prol do desenvolvimento territorial, da educação empreendedora empresarial, da inovação no digital, com o crédito assistido, dentre várias outras frentes”, finaliza Melles.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.