
Pais e responsáveis de crianças do 6º ao 9º anos que estudam em Arcos (MG) reclamam da falta de transporte escolar específico para os alunos. Em nota, a Prefeitura destacou que aguarda a finalização das matrículas para então preparar a rota do veículo escolar e retomar a prestação de serviço no dia 1º de março.
A indignação das mães é justamente porque as aulas foram retomadas na última segunda-feira (6) e durante os próximos dias não haverá transporte escolar.
A opção são os ônibus com tarifa zero, que não cobram dos moradores pelo transporte dentro do município. No entanto, os veículos raramente passam em horários compatíveis com as aulas e estão sempre lotados.
A dona de casa, Virgínia Valadão, é mãe de um menino de 12 anos que estuda no Centro da cidade, 20 minutos de onde ela mora, no Bairro Novo São Judas. O horário do ônibus tarifa zero é compatível com o horário da escola, mas o receio dela é de mandar o filho sozinho para a aula.
“A questão que está tendo superlotação de pessoas, e por receio de mãe, eu fico com medo de mandar meu filho ir sozinho. Não tem como eu ir junto, pois tenho uma filha que é autista e ela não pode ir sozinha para escola que é no mesmo horário, só que perto da nossa casa. Outra coisa, as matrículas já foram feitas e são as mesmas, além disso, as escolas e os pontos estão no mesmo lugar. Não conseguimos entender. Muito complicado”, disse.
Outra questão pontuada por Virgínia é que o filho não pode ir a pé para a escola sozinho. Isso porque para chegar no Centro é preciso atravessar a BR-354 que corta o município.
“Tem ainda a principal avenida da cidade que é a Governador Valadares que é muito movimentada neste horário. Além de mim, várias outras mães estão na mesma situação”.
Nota Prefeitura de Arcos
A Prefeitura de Arcos afirmou que a população não ficou em nenhum momento desabastecida e orientou que até o dia 1º de março, quando serão definidas as rotas, após a conclusão do período de matrículas, os estudantes utilizem o programa “Tarifa Zero”.
‘Tarifa Zero’
O programa “Tarifa Zero” é uma iniciativa da Prefeitura que oferece transporte gratuito a toda população. Pela manhã, antes do início das aulas, são dois ônibus que percorrem a cidade e passam perto das escolas.