Jornal Folha Regional

Prefeitura de Alpinópolis distribui sementes de feijão para agricultura familiar

Compartilhe:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Rural e Meio Ambiente da Prefeitura de Alpinópolis vai distribuir 220 quilos de semente de feijão para agricultores familiares do município. A previsão é que 22 produtores sejam beneficiados. A distribuição é uma operação feita em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que recebeu recursos destinados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados para a compra das sementes por meio de convênio com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar do município. Serão 22 produtores beneficiados. O produtor, para receber essas sementes, precisa possuir a Declaração de Aptidão (DA) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai dar assistência a esses produtores, do plantio até a colheita”, afirma o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire.

Após o cadastramento dos 22 agricultores familiares que serão beneficiados em Alpinópolis, haverá uma reunião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Rural e Meio Ambiente junto com representantes da Emater para definir a data de retirada das sementes de feijão.

Conforme informações da Emater-MG, o plantio das sementes deve ser feito em março, na segunda safra do feijão em Minas, e a colheita será em cerca de 90 dias, no mês de junho. Cada agricultor receberá um pacote com dez quilos de sementes do feijão tipo carioca. A previsão da Emater é atender 53 mil agricultores no estado.

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o documento que assegura o produtor rural a condição de agricultor familiar, que possui área de até quatro módulos fiscais e tem como principal fonte de renda as atividades da exploração da propriedade, com renda bruta anual de até R$ 360 mil. Com o documento, os agricultores familiares passam a ter acesso a programas do Governo Federal.

Café

Em São Sebastião do Paraíso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário distribuiu 16 mil mudas de café para 13 produtores rurais das comunidades do Chapadão, Barreiro, Morro Vermelho, Antinha, Queimada Velha, Faxina e Água Limpa, além de 1,5 mil mudas para a Chácara Pedacinho do Céu. Segundo a administração, atualmente, o Parque da Serrinha tem capacidade para a produção de 18 mil mudas, que são doadas com o intuito de ajudar os produtores da região no replantio. As mudas apresentam bom estado vegetativo e fitossanitário. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.