
O Aeroporto Estadual Tenente Lund Presotto, de Franca, pode estar muito próximo de voltar a ter voos comerciais. Na próxima sexta-feira (17), a Rede VOA, concessionária responsável pelo gerenciamento do aeroporto, promoverá uma reinauguração do terminal.
Segundo a empresa, o aeroporto recebeu R$ 1,5 milhão de investimentos nesse primeiro ano de concessão em benfeitorias e passou por várias modificações, incluindo obras estruturais, revitalização do terminal e edifícios operacionais, implantação de caminhão-bombeiro, aprovação e implantação de EPTA (estação de telecomunicação) para voos comerciais, recuperação do pátio da pista, projeto e aquisição de PAPI (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) e canal de inspeção para atendimento a voos comerciais regulares.
Segundo o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, o Aeroporto de Franca está situado em uma área de enorme potencial turístico e está apto a receber os voos comerciais prometidos pela compensação do ICMS. “Estamos aguardando um posicionamento para que os voos iniciem o quanto antes. À Rede VOA coube toda a infraestrutura aeroportuária, prevista pela legislação da ANAC. Estamos à espera do planejamento das malhas para que estes voos aconteçam o mais rápido possível”, disse o presidente.
Segundo a Rede VOA, serão investidos nos primeiros quatro anos de concessão R$ 3,9 milhões no campo de aviação de Franca.
A assessoria da Gol, que poderá assumir os voos regulares, foi procurada para saber se já existe uma data para o retorno das operações em Franca, mas não retornou. (Sampi)