
O governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-MG), se prepara para lançar a maior feira de turismo de Minas Gerais. A Travel Next Minas deverá acontecer nos dias 23 e 24 de junho no novo centro de eventos Centerminas Expo, no complexo Power Shopping Centerminas, que será inaugurado em abril no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte.
Organizada pela Glass Eventos, os mesmos da Ugart, em Porto Alegre, a feira será direcionada aos agentes de viagens e operadoras e deverá reunir cerca de 300 expositores, entre destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias aéreas, operadoras, consolidadoras, agências de receptivos e de seguro-viagem, redes hoteleiras e parques temáticos. As inscrições já estão abertas no site Travel Next Minas.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca que essa será uma das maiores feiras de turismo do país e pretende mostrar a força dos atrativos do Estado, promovendo negócios e exibindo uma vasta experiência turística, desde o turismo de natureza e aventura ao cultural e religioso.
“Fomentar, estruturar e capacitar diversos setores que integram toda essa cadeia do turismo é fundamental para que possamos coletivamente dar continuidade a esse trabalho e manter Minas Gerais no topo do ranking dos destinos turísticos do Brasil”, salienta. Quem fará a curadoria da feira mineira é Thiago Akira, um dos mais profissionais mais conhecidos do trade, especializado em marketing turístico digital.
Palestras
Segundo Thiago Akira, a feira terá o formato padrão, com área expositora, espaços para rodada de negócios e capacitação, e uma outra temática, mais técnica, com profissionais convidados ministrando palestras não só sobre produtos e serviços, mas sobre temas como técnicas de vendas, marketing digital, desenvolvimento profissional e liderança etc, para elevar o nível dos agentes de viagens.
“As palestras vão desde a linha motivacional para motivar os agentes de viagens desmotivado com um especialista como Saulo Boccanera, até aprendizados práticos para ele conhecer processos de vendas para ter mais autonomia e melhorar o atendimento, o marketing de anúncios para alcançar o público que quer e entender o comportamento dos consumidores para melhor se posicionar no ambiente digital”, ressalta.
Entre os profissionais convidados, além de Boccanera, estão Daniel Turbox, falando de ferramentas e soluções tecnológicas, Fernando Alves, discorrendo sobre a estratégia de anúncios no turismo, e Lina Sá, mostrando como o agente de viagens pode se diferenciar no mercado. Também haverá um painel sobre autonomia e influência. Especialista em marketing turístico, Akira ministrará palestra sobre marketing digital.
Destinos
Já estão confirmados destinos nacionais como Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte e representantes de países como Turquia, Peru, Ras al-Khaimah (Emiradod Árabes), Marrocos, Egito, Jordânia, México e Argentina, além da organização de caravanas oriundas de diversos Estados.
Os participantes das caravanas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais de Minas Gerais em famtours e experiências gastronômicas, com passeios na capital mineira e visitas a cidades e atrativos próximos como Ouro Preto e Mariana, no Circuito do Ouro, e Brumadinho, com destaque para o Instituto Inhotim.