Jornal Folha Regional

Imóvel de antigo hospital psiquiátrico está abandonado e tem impasse sobre reutilização em Passos

Compartilhe:
Imagem: arquivo

O imóvel do antigo Hospital Psiquiátrico de Passos, Otto Krakauer, está abandonado e segue com impasse sobre uma possível reutilização na cidade. O local foi planejado para se tornar Hospital de Campanha durante a pandemia da Covid-19 e também Centro de Atenção Psicossocial, mas projetos não foram concretizados.

Com o impasse, o prédio continua se deteriorando e sinais de abandono já podem ser notados na área externa. Portas e portões foram arrombados e janelas destruídas, além do mato alto e muita sujeira estar aparente.

O Otto Krakauer foi inaugurado em 1972 pra atender pessoas com distúrbios mentais. A partir de 2008, passou a tratar também dependentes químicos. Mas, em 2016, um déficit financeiro fez o hospital suspender novas internações e os pacientes internados, na época, receberam alta.

Dois anos depois, a unidade foi fechada e as pessoas que estavam em tratamento foram encaminhadas para residências terapêuticas. Desde então, a situação tem sido a de completo abandono.

“Nós já fizemos audiência pública na Câmara Municipal com os profissionais da saúde mental. Eles deixaram claro que centralizar a saúde mental no local novamente está fora de cogitação, porque os próprios pacientes que hoje passam por tratamento de saúde mental não aceitam se tratar no local. Infelizmente o imóvel deixou um histórico para estas pessoas que não foi positivo”, disse o vereador Maurício Silva (UB).

Enquanto nada é feito, as estruturas têm se deteriorado. Pias foram quebradas, válvulas retiradas da parede e todo material que pudesse ter algum tipo de valor foi levado ou destruído.

Imagem: arquivo

A antiga cozinha do hospital foi revirada. As marcas de incêndio nas paredes e os cobertores espalhados pelo chão demonstram que o espaço tem sido abrigo de outros moradores.

“Eu pessoalmente por duas ou três vezes já estive no local com funcionários meus para soldar e fechar todas as portas, fechamos os portões de entrada por várias vezes. Mas acabou sendo arrombado novamente, portões foram arrancados”, destacou, Antônio Rodrigues de Oliveira Junior, o presidente da Fundação São João da Escócia, Loja Maçônica à qual o imóvel pertence.

No ano passado, foi formada a mesa diretora da fundação, que estava sem representantes. Depois de assumir, há quase um ano, o presidente da entidade tem estudado novas possibilidades para o espaço.

“Nós tínhamos uma negociação muito avançada e próspera com a prefeitura. Temos até uma carta de intensão assinada pelo prefeito, mostrando a interesse de assumir o imóvel. Mas, até agora, ficou só na palavra. Nenhuma ação foi tomada”, comentou o presidente, que destacou que a entidade não possui verba para arcar com a reforça do espaço.

A situação do antigo hospital voltou a ser debatida na Câmara Municipal de Passos. Uma reunião com representantes da fundação, da prefeitura e do Ministério Público para chegar a uma solução para o imóvel deve ser convocada.

“Que seja na área da saúde, na área da educação ou qualquer outra área, para tentarmos achar uma alternativa do que fazer com esse imóvel que já foi tão importante para a sociedade no passado e hoje é dor de cabeça para os moradores”, comentou o vereador Maurício Silva.

O presidente da Fundação São João da Escócia disse ainda que está finalizando orçamento para reforçar segurança do local para que não seja mais invadido.

A Prefeitura de Passos informou que não foi acionada com relação a pessoas em situação de rua que vivem no prédio. Segundo a prefeitura, o local é de propriedade da fundação e os representantes do município não podem entrar no local.

Imagem: arquivo
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.