
A Patrulha Rural de Alpinópolis (MG) iniciou a Operação Safra Segura 2023, nesta sexta-feira (19), devido ao início da colheita de café na região. A patrulha rural realizará patrulhamento em vários horários alternados, bem como a realização de fiscalização de trânsito em diversos pontos da zona rural.
Desde o início do mês várias propriedades já iniciaram a colheita de café na região antecipando a colheita nacional, devido a isso a Patrulha Rural realizará o patrulhamento em horários alternados entre o dia e a noite.
Segundo a consultoria CTA (Coffee Trading Academy), com sede na Flórida, cujo analista Igor Bragato percorreu áreas cafeeiras na, a safra brasileira de café 2023/24 “não baterá nenhum recorde, mas parece ser uma melhora substancial em relação a 2022/23 e um ano bom para período de bienalidade negativa”.
O Brasil alterna anos de maior e menor produção de café arábica. A safra 2023/24 (julho a junho) deve ser uma “baixa” no ciclo bienal, mas a produção deve crescer mesmo assim porque a colheita do ano passado, de alta produtividade, foi prejudicada por problemas climáticos, como seca e geadas.
A nova safra brasileira é vista como fundamental para repor os estoques mundiais após dois anos de aperto que impulsionaram os preços de referência do café
A safra mineira de café deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra anterior. Quase todas as regiões devem registrar expansão. A estimativa de produção para as regiões Sul e Centro-Oeste do estado é de 13,2 milhões de sacas, com crescimento de 37%. A área em produção deve ser de 549 mil hectares, 10% superior à safra passada. A produtividade deverá crescer 24%, alcançando 24 sacas por hectare.
A Patrulha Rural de Alpinópolis durante todo ano realiza o policiamento, porém nesta época o patrulhamento será intensificado para evitar ocorrências de furtos, roubos de sacas de café, maquinários, implementos e produtos agrícolas. Durante as visitas os policiais observam as falhas de segurança e orientam os moradores a saná-las.
Dicas de Segurança:
1- Os acessos à propriedade rural devem estar iluminados à noite, preferencialmente guarnecidos por animais treinados que possam denunciar a chegada de estranhos (cachorros, gansos etc.).
2- Mantenha um único ponto de acesso à propriedade e, se possível, com portaria ou porteira devidamente trancada, dotada de sistema de monitoramento por câmeras.
3- Evite deixar próximo das casas plantas que possam servir de esconderijo para pessoas mal intencionadas.
4- Mantenha a iluminação da propriedade acesa por todo o período noturno e instale as luzes em pontos de difícil acesso às pessoas e, se possível, instale alarmes nas edificações da propriedade.
5- Ao notar a presença de pessoas estranhas ocupando veículos com placas de outro município e perguntando sobre a rotina da propriedade rural, acione imediatamente a Polícia Militar. Informe as características físicas (roupas, cor e tipo do cabelo, estatura, tatuagens etc.), número de indivíduos e identificação dos veículos, pois, na maioria dos casos, os criminosos fazem um levantamento antecipado do local onde vão agir.
6- Sempre desconfie de compradores, vendedores que ofereçam negócios muito lucrativos ou queiram saber informações sobre os hábitos do local.
7- Evite estabelecer rotinas no cotidiano, como frequentar os mesmos locais nos mesmos dias e horários, comentar assuntos relacionados à situação financeira pessoal, a aquisição de bens e produtos com alto valor agregado (defensivos agrícolas e outros). Oriente os funcionários a fazerem o mesmo.






