Durante anos, Capitólio (MG) vivenciou o problema de alagamento na entrada da cidade, colocando famílias em risco, prejudicando o tráfego e causando impactos no turismo do município. Em janeiro de 2023, a prefeitura decretou situação de emergência devido ao alagamento que ocasionou transtorno por dias.
O atual Prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, juntamente com sua equipe, articulou ações e parcerias para evitar que o problema continuasse e conseguiu que a empresa Eletrobrás Furnas realizasse a limpeza do canal do Rio Piumhi, a qual iniciou no dia 1º de fevereiro. O procedimento foi necessário para que a população não enfrente mais esse problema.
Devido à limpeza do canal do rio Piumhi, a água na Orla de Capitólio está baixando e a prefeitura já está trabalhando juntamente com órgãos competentes para contê-la.
A Secretária de Infraestrutura de Capitólio, Letícia Soares e Silva, informou que a água está seguindo o fluxo natural, porém após a limpeza do rio devido o assoreamento por conta da vegetação e lixos o canal ficou livre para a água correr sem objeções.
“Essa baixa é devido à limpeza do canal do rio Piumhi e já estamos trabalhando para conseguir a licença ambiental e demais liberações e posteriormente faremos as intervenções e a contenção da água”, informou Letícia.
Limpeza e manutenção
Na manhã desta quarta-feira (24), os trabalhadores do departamento de obras da prefeitura de Capitólio, iniciaram uma limpeza superficial para retirada de galhos, tambores e demais lixos no Rio Piumhi.
Com a baixa do rio, foi diagnosticado o despejo clandestino de esgotos sem tratamento no local, causando a poluição dos recursos hídricos e as ações necessárias já estão sendo realizadas.
“Quanto ao esgoto, conseguimos identificar de quais residências estão saindo e já vamos fazer os encanamentos para direcioná-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, frisou a secretária.
Além de toda a limpeza e manutenção na Orla, a prefeitura está trabalhando na melhoria da iluminação local.
Sim,com a seca agora é preciso ter muito cuidado com as margens do rio ,pois a dengue tende a se alastrar precisa ,e o mau cheiro devido a esgotos..